terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Retrospectiva: as novidades de frota das empresas pernambucanas em 2014


2014 está chegando ao fim. Neste 31 de dezembro, daremos o ponto final a este que foi, em um contexto geral, o ano mais intenso da última década. Acidentes aéreos, escândalos políticos, eleições, copa do mundo... Estes foram apenas alguns eventos em destaque. E para relembrar o que aconteceu no ano em relação ao transporte, o Maxi Ônibus Olinda preparou uma retrospectiva, dividida em duas partes - uma que você confere agora e outra que deixamos para amanhã.

Nesta primeira parte da nossa retrospectiva, vamos relembrar as novidades da frota nas empresas de Pernambuco em 2014. Amanhã, traremos para você alguns fatos importantes que marcaram o ano, além de um breve resumo das novidades do Maxi Ônibus Olinda para 2015.

Para começar, quando o assunto é renovação de frota, sem dúvida o grande destaque ficou para a aquisição dos BRTs - ônibus articulados com porta a esquerda, que passaram a ser utilizados nos novos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, inaugurados no meio do ano, interligando os municípios de Paulista, Olinda e Camaragibe ao centro do Recife.

Cinco empresas compraram os BRTs em 2014, porém apenas quatro colocaram os novos ônibus em circulação. Foram elas: Rodoviária Metropolitana, Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur (vale lembrar que o novo modelo do transporte recifense agrupa as empresas operadoras em consórcios. Falaremos mais sobre este assunto na segunda parte da retrospectiva). A CRT comprou os novos coletivos, mas ainda não os colocou em operação.


Ao todo, foram 46 BRTs para a CRT e 54 para a Metropolitana, que juntas formam o consórcio Mobibrasil. Todos são do modelo Caio Millenium BRT, com chassi Scania K310 IA. Já a Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, que fazem parte do consórcio Conorte, compraram 50, 37 e 13 ônibus, respectivamente. A primeira optou pelo modelo Neobus Mega BRT, enquanto as duas últimas vieram com o Marcopolo Viale BRT, todos sob o chassi Volvo B340 M.


Depois dos BRTs, a grande novidade foi a compra da Progresso. Após mais de 10 anos sem investir em ônibus trucados (exceto os DDs), a empresa da família Tude investe em 26 ônibus do tipo, todos do Marcopolo Paradiso 1200 G7, com chassi Scania K360 IB. Além disso, foram adquiridos também mais quatro ônibus Double Decker, modelo Marcopolo Paradiso 1800 G7 DD, chassi Scania K440 IB. Com esta compra, a Progresso começa a se adequar as novas normas que a ANTT deve instituir em 2015 para linhas de transporte rodoviário com mais de 200 km de extensão.

Créditos: Guto de Castro/Unibus RN

Ainda no segmento rodoviário, quem fez grandes investimentos foi a Coletivo. Depois de assumir de forma definitiva a operação das linhas da Jotude, a empresa caruaruense adquiriu 20 novos ônibus, sendo 10 do modelo Marcopolo Paradiso 1200 G7, chassi Scania K360 IB, e 10 do modelo Comil Campione 3.25 2011, sob o chassi Volkswagen 17-260 OD Euro V. Os carros podem ser vistos nas linhas que ligam Recife as cidades de Garanhuns, Arapiraca, Penedo, entre outras.



De volta ao segmento urbano, 2014 começou com uma grande expectativa: quem seria a primeira empresa a trazer para Pernambuco a nova versão do Torino, modelo de ônibus de maior sucesso do mercado brasileiro? Surpreendentemente, a resposta veio do interior: em Caruaru, a empresa Bahia, mesmo amargando um grande prejuízo após um incêndio em sua garagem (vamos relembrar este fato na segunda parte), comprou em maio, as quatro primeiras unidades da carroceria no estado, todas sob o chassi Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec 5.

Créditos: Bruno Henrique/Facebook

No Recife, as primeiras unidades do "New Torino" só vieram chegar em dezembro, trazidas, também de forma surpreendente, pela Empresa Metropolitana. Apesar de ser uma tradicional frotista da Marcopolo, não havia uma grande expectativa de que ela fosse a primeira a trazer o modelo na cidade. Foram 20 ônibus ao todo, sendo 10 sob o chassi Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec 5, e 10 Volkswagen 17-230 OD Euro V.

Créditos: Almir Correia/Ônibus Brasil

Mas, quem estreou a temporada de renovações em 2014 foi a Borborema, que trouxe em 30 ônibus novos entre março e maio, todos modelo Neobus Mega Plus, chassi Volkswagen 17-230 OD Euro V. Além disso a empresa também investiu no transporte rodoviário, principalmente na frota que atende a construção do polo automotivo de Goiana: foram adquiridos ônibus modelo Neobus New Road N10, com chassi Mercedes-Benz O-500 RS Bluetec 5.


No cenário urbano, outra novidade que teve grande destaque foi a aquisição das empresas Pedrosa, Globo e Transcol, que trouxeram ônibus já com a nova pintura do consórcio o qual farão parte no futuro (Consórcio Capibaribe). As duas últimas ainda trouxeram, no começo de ano, alguns ônibus com as suas tradicionais pinturas (sendo 3 para a Globo e 4 para a Transcol, todos modelo Comil Svelto V chassi Volkswagen 17-230 OD Euro V). Porém, a partir do segundo semestre, as compras passaram a ostentar a pintura padronizada criada pelo Grande Recife Consórcio, sendo 22 para a Pedrosa, 23 para a Globo e 12 para a Transcol, também Comil Svelto V - Volkswagen 17-230 OD Euro V.



Outra que também renovou a frota em 2014 foi a São Judas Tadeu. A empresa trouxe 15 novos ônibus, todos modelo Comil Svelto V, chassi Volkswagen 17-230 OD Euro V, no padrão SEI Alimentadora. Os coletivos, que começaram a rodar no fim de julho, foram alocados nas linhas do TI Cajueiro Seco.

Créditos: João Bosco/Ônibus Brasil

A empresa que mais cresceu em 2014 sem dúvida foi a Caxangá. Tendo assumido boa parte das linhas da São Paulo, que fechou as portas no último mês de maio, a empresa teve que se virar nos 30 para ampliar sua frota e atender a demanda extra que ganhou. Em meio a dezenas de ônibus usados, oriundos da própria São Paulo, foram adquiridos cinco ônibus novos, todos modelo Marcopolo Viale Articulado, chassi Mercedes-Benz O-500 MA Bluetec 5.

Créditos: Willy Henrique/Ônibus Brasil

E para encerrar, a empresa Vera Cruz voltou a investir na renovação de frota em 2014. Foram comprados 35 novos ônibus, todos modelo Marcopolo Torino 2007, chassi Volkswagen 17-230 OD Euro V. 10 dos novos coletivos também já chegaram ostentando a nova pintura padrão da licitação do Grande Recife. Os outros 25 carros foram divididos entre os padrões SEI Circular e Alimentadora.

Créditos: Elias Roberto/Ônibus Brasil

BALANÇO
Após um 2013 fraco em termos de renovação de frota, 2014 conseguiu recuperar, em parte, o ritmo acelerado de novidades que Pernambuco está acostumado a ver. Porém, as compras decepcionaram um pouco em termos de quantidade e qualidade.

Foram ao todo 369 ônibus novos do Grande Recife, sendo 200 BRTs (o equivalente a 54,2%). Apesar de ser um número expressivo, o índice ficou 15,6% abaixo da renovação de 2012 (437 ônibus novos), e foi 10% menor que as compras de 2011 (410 coletivos novos). Além disso, cerca de 80 dos BRTs comprados ainda não entraram em circulação, o que dá uma sensação de que as renovação foi ainda menor para quem anda pelas ruas da cidade.

Em relação a montadoras e modelos, a predominância foi da Marcopolo, com 110 ônibus (29,8%). Em seguida vieram Caio, com 100 (27,1%); Neobus com 80 (21,6%) e Comil com 79 (21,4%). Quanto aos chassis, a predominância foi da Volkswagen, com 154 ônibus (41,7%). Scania e Volvo vem empatadas na segunda colocação, com 100 coletivos cada (o equivalente a 27,1%, cada). A Mercedes-Benz, que chegou a liderar com folga no mercado recifense em um passado não tão distante, patinou em 2014, sendo responsável por apenas 15 ônibus (4,1%).

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