Créditos: @david_pfc/Twitter |
Mesmo após mais de 24 horas do incidente que deixou a Região Metropolitana do Recife e algumas cidades do interior de Pernambuco sem energia, o funcionamento do metrô do Recife, que foi afetado pela queda, ainda não voltou completamente ao normal na manhã desta sexta-feira (19).
O ramal Camaragibe integra a linha Centro e possúi quatro estações
(Alto do Céu, Curado, Rodoviária e Camaragibe) e atende cerca de 50 mil
pessoas por dia. O ramal foi afetado com um curto circuito na estação
Camaragibe, após um cabo de 230 mil volts cair sobre a via, e amanheceu
ainda sem operar e sem previsão para volta.
O funcionamento de todas as linhas do metrô foi prejudicado pelo
ocorrido nessa quinta-feira (18), mas, ainda na manhã da quinta, boa
parte das estações voltaram a operar normalmente. Nesta manhã, em todas
as estações da linha Sul e do ramal Jaboatão da linha Centro, os avisos
de que não havia previsão para o retorno do funcionamento do metrô em
Camaragibe era emitido.
Por causa da falta do metrô em Camaragibe, as filas da integração e dos BRTs estavam maiores do que o normal na manhã desta sexta: através do ComuniQ, o internauta Tiago Rodrigues denunciou a falta de um planejamento emergencial para auxiliar os passageiros da estação Camaragibe, que se acumulavam nas filas à espera dos coletivos.
Por causa da falta do metrô em Camaragibe, as filas da integração e dos BRTs estavam maiores do que o normal na manhã desta sexta: através do ComuniQ, o internauta Tiago Rodrigues denunciou a falta de um planejamento emergencial para auxiliar os passageiros da estação Camaragibe, que se acumulavam nas filas à espera dos coletivos.
O esquema especial de ônibus montado na manhã dessa quinta-feira,
porém, está mantido pelo Consórcio Grande Recife. Segundo o Consórcio
mesmo com o reforço de quinze ônibus em três linhas importantes do
Terminal Integrado Camaragibe e a fiscalização reforçada de terminais
como Camaragibe e Barro e de estações de BRT, a demanda de ônibus não
consegue suprir a falta de metrô, que chega a transportar 1,2 mil
passageiros em um único trem.
Segundo o assessor de imprensa da Metrorec, Salvino Gomes, equipes
técnicas da empresa repararam, primeiramente, a parte física da estação
(como os cabos e outras estruturas externas), e agora reparam os
equipamentos tecnológicos de sinalização, que também foram danificados
pela queda da energia. Salvino afirmou, ainda, que o reparo dos
equipamentos precisa ser meticuloso para não oferecer riscos à população
e que não há previsão para o retorno do metrô.
APAGÃO - O problema nas ligações da Chesf causou um
apagão na Região Metropolitana do Recife (RMR) e alguns municípios da
Zona da Mata e Agreste do Estado. A energia faltou devido a curtos
circuitos que ocorreram em dois pontos diferentes de uma linha de alta
tensão da Chesf, próximo às subestações de Joiram, no Curado, e a do
Bongi, localizada perto da sede da Chesf. Os curtos circuitos fizeram a
linha de alta tensão da Chesf cair em cima da rede de distribuição da
Celpe, o que provocou o clarão visto quando ocorreu a falta de energia
numa grande parte do Recife.
NE 10
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