Lançado em 1999, o Turquesa foi inspirado no Torino GV e Torino 99, ambos da Marcopolo. Tornou-se famoso pelo seu baixo custo de operação, o que chamou a atenção de vários empresários por todo o país.
Sua produção foi descontinuada em meados de 2002. Em 2003, foi sucedido pelo Citmax, que vinha com uma proposta bem semelhante.
Características
O Turquesa lembrava em vários aspectos o Torino 99. A dianteira apresentava contornos arredondados, com para-brisa plano. Já a traseira apresentava contornos nas lanternas, com formas retas.
Uma característica marcante do Turquesa foram suas lanternas arredondadas, tanto na dianteira quando na traseira. Em número de três, dispostas na horizontal (frente) e vertical (trás). As máscaras cinzas ou vermelhas eram opcionais.
Especificações técnicas
Os veículos padrão variavam entre 12 e 12,5 metros de comprimento. Por ser uma carroceria de baixo custo, foram produzidas mais unidades com chassi dianteiro, em especial das marcas Mercedes-Benz e Volkswagen.
Fotos
Ciferal Turquesa - Mercedes-Benz OF-1417
Rodoviária Caxangá - Olinda/PE
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Ciferal Turquesa - Mercedes-Benz OF-1721
Ciferal Rio - Petrópolis/RJ
Créditos: Dayerses.com/Acervo
Ciferal Turquesa - Volkswagen 16-210 CO
Rodoviária Metropolitana - São Lourenço da Mata/PE
Foto: André Luiz/Ônibus Brasil
Ciferal Turquesa - Volkswagen 16-210 CO
Rodoviária Metropolitana - São Lourenço da Mata/PE
Créditos: André Luiz/Ônibus Brasil
Ciferal Turquesa - Mercedes-Benz OF-1721
Viação Oeste Ocidental - Rio de Janeiro/RJ
Créditos: Leandro Souza/Clube do Trecho
Ciferal Turquesa - Mercedes-Benz OF-1417
Belém Rio Transportes - Belém/PA
Créditos: João Barros/Portal Interbuss
Ciferal Turquesa - Mercedes-Benz OF-1417
Transportes Nossa Senhora da Conceição - Natal/RN
Créditos: Hermínio Barros/Ônibus Brasil
Ciferal Turquesa - Mercedes-Benz OF-1417
Trampolim da Vitória - Natal/RN
Créditos: Marcos Filho/Ônibus Brasil
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