Créditos: Guto de Castro/Acervo
A segunda grande mudança foi a redução nos intervalos dos ônibus e a extensão nos horários de atendimento. A comunidade que antes tinha direito a um total de 62 viagens nos dias úteis passou a contar com 117, o que significa 55 atendimentos a mais ao longo do dia. Assim, os intervalos entre uma viagem e outra passaram de 14 a 20 minutos, nos horários de pico, para apenas oito minutos. Já a última viagem, que saía do terminal às 22h30, passou a sair às 23h15, representando 45 minutos a mais no horário de atendimento da linha.
Para quem mora ou trabalha em Matriz da Luz, Muribara ou Loteamento São João e São Paulo, a criação das linhas foi bastante comemorada. As duas primeiras são bairros de São Lourenço da Mata e passaram a ter uma ligação com o TI de Camaragibe, desde o final do mês de janeiro. A linha 419 - Matriz da Luz (Integração) faz o atendimento à comunidade com um veículo, que realiza 12 viagens em dias úteis e 13 nos finais de semana, operando com tarifa A (R$ 2,00). Já a linha 420 - Muribara (Integração), começou a operar com dois ônibus, que realizavam 33 viagens e agora ganharam um reforço de mais duas.
Em fevereiro, foi a vez da linha 483 - Loteamento São João e São Paulo (Integração) começar a operar, atuando com dois ônibus e 44 viagens. Antes disso, bairro era atendido pela linha 487 - Várzea Fria/TI Camaragibe, que também atendia a outras comunidades. Com a mudança, houve uma alteração no percurso operado e no tempo gasto, o que levou a uma estabilização nos intervalos nos horários de pico.
BENEFÍCIOS
Morador e líder comunitário do Curado V, Gilberto Macedo solicitou ao Grande Recife que a linha 148 - TIP (Curados)/TI Cavaleiro voltasse a atender a avenida Luis Gonzaga, além da troca de paradas de ônibus das linhas que atendem ao bairro, localizado em Jaboatão dos Guararapes. As solicitações foram realizadas no dia 18 de janeiro e atendidas já no início de fevereiro. Para Gilberto, lutar pelos direitos da comunidade faz parte de sua própria história de vida. "Estou satisfeito com o diálogo que mantemos com o Consórcio de Transporte e vou continuar a lutar muito pelo meu bairro, por mim e pelas outras pessoas", afirma.
Luiza Falcão, do Grande Recife Consórcio de Transporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário