O Grande Recife Consórcio de Transporte completou, hoje (08/09), seu terceiro ano de atividades. A iniciativa – primeira experiência de consórcio público na área de transporte metropolitano do País – traduz o compromisso do governo estadual com a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos mais de 2 milhões de usuários que utilizam diariamente o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR).
A comemoração dos três anos, que foi celebrada na sede da empresa, com todos os funcionários ligados direta ou indiretamente ao Consórcio, teve início às 16h30. A solenidade contou com as palavras do presidente do órgão, Nelson Menezes, que parabenizou a todos que ajudaram a construir a imagem do Consórcio neste modelo atual de gestão. A celebração também contou como tradicional corte do bolo, proporcionando a integração de todos os presentes ao evento.
Para Nelson Menezes, o aniversário é um momento de reflexão e planejamento. “Houve uma evolução importante para o setor, mas queremos muito mais. Este momento que vivemos é essencial para a consolidação do modelo institucional e o desenvolvimento de vários projetos e ações. Mas o trabalho está só começando e os desafios são enormes. E isso nos dá ainda mais responsabilidade e estímulo para trabalhar”, afirmou.
O presidente também destaca a importância dos projetos que estão em curso e enfatiza o compromisso que o Consórcio tem de fortalecer a imagem do setor de transporte na RMR. “O processo licitatório, previsto ainda para este ano, irá regulamentar a prestação do serviço de transporte público por ônibus da RMR por parte da iniciativa privada, dando condições e garantias na operação das linhas que trafegam por toda o Grande Recife. Além de estabelecer regras de operação e fiscalização, a licitação também vai buscar melhorar o padrão tecnológico e os critérios de renovação da frota, garantindo a qualidade na oferta de serviço à população”, enfatizou o presidente.
Confira abaixo os principais avanços conquistados no último ano:
Corredores exclusivos de ônibus (PAC COPA) - Publicação dos editais de licitação, em 10 de agosto de 2011, para as obras de mobilidade que serão realizadas na Região Metropolitana do Recife até a Copa do Mundo de 2014. Inicialmente estão sendo licitadas as intervenções que constam como compromisso do Estado de Pernambuco para o mundial: o Terminal Integrado Cosme e Damião, a ser construído em São Lourenço da Mata; e a implantação de 52 quilômetros de corredores exclusivos de TRO (Transporte Rápido de Ônibus) nos eixos Norte-Sul (R$ 155 milhões), Leste-Oeste (R$ 164 milhões) e Ramal Cidade da Copa (R$ 138 milhões)- um investimento total de R$ 476 milhões - recursos do Tesouro Estadual (R$ 129 milhões) e do Governo Federal, através do PAC da Copa (R$ 347 milhões).
Corredores exclusivos de ônibus (PAC MOB)- As obras dos corredores Leste-Oeste, Norte-Sul e Ramal Cidade da Copa, estão dentro do Programa Estadual de Mobilidade (PROMOB), que além dessas intervenções, prevê ainda a implantação de corredores de transporte público na II Perimetral (R$ 226 milhões) e na IV Perimetral/BR-101/Binário de Cajueiro Seco (R$ 328 milhões) que serão licitados posteriormente. Quando o conjunto de obras estiver concluído serão mais de 100 quilômetros de corredores exclusivos de transporte coletivo e um investimento de mais de R$ 1 bilhão.
Expansão do Sistema Estrutural Integrado- Apesar de ter sido implantado em 1992, foi na primeira gestão do Governo Eduardo Campos que o SEI passou a ser fortalecido. O Sistema, que tem como principal característica a integração inter-terminais, com a possibilidade de circulação pela RMR com o pagamento de apenas uma tarifa por sentido, transporta hoje cerca de 800 mil pessoas diariamente.
Atualmente são 13 Terminais na RMR, dos quais três foram construídos na gestão Eduardo Campos: o Pelópidas da Silveira, em Paulista; o Terminal Integrado José Faustino dos Santos, no Cabo de Santo Agostinho e o da Caxangá, que era um terminal de bairro e foi ampliado se transformando em um TI.
Meta de Expansão SEI - Até 2013, o Sistema Estrutural Integrado contará com 23 terminais. Até lá serão construídos dez novos TIs, um investimento de R$ 54 milhões. São eles: (Aeroporto; Cajueiro Seco; Tancredo Neves; TIP; Xamba; Prazeres; Santa Luzia; Largo da Paz, Barro (reforma e ampliação) e Joana Bezerra (reforma e ampliação). Também estão sendo reformados outros quatros (Rio Doce; Jaboatão, Macaxeira e Cais de Santa Rita), o que significa mais R$ 1 milhão de investimento. Os recursos são oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), da Caixa Econômica Federal e do Tesouro Estadual. A previsão, com todos os terminais novos em operação, é de dobrar a capacidade de usuários transportados pelo SEI, passando de 800 mil para 1,6 milhão passageiros atendidos diariamente.
Frota monitorada por GPS - O Governo do Estado também está licitando a aquisição de uma central de controle e monitoramento da frota, composta de aproximadamente 3 mil ônibus, que operam hoje no sistema de transporte público da Região Metropolitana. Trata-se de uma tecnologia sistematizada por meio do GPS (Sistema de Posicionamento Global), orçada em R$26 milhões.
A medida vai proporcionar a fiscalização e acompanhamento, em tempo real, da posição e localização dos ônibus no mapa da RMR, assim como a velocidade em que eles estão trafegando e o tempo de viagem de cada linha.
Novos fiscais - O Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou o quadro com de fiscais de vistoria e de linha e frota com a efetivação dos aprovados do Concurso Público realizado em junho de 2010. Os 15 novos funcionários, sendo 14 de linha e frota e um de vistoria, foram nomeados, no dia 01/09, na sede do Consórcio. Os fiscais estão em fase de treinamento e devem estar nas ruas no início de outubro.
Licitação do sistema – Foi criada pelo governo do Estado, em agosto, uma Comissão Especial de Licitação que irá trabalhar na preparação do processo licitatório do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana. Formado por técnicos da secretaria das Cidades, do Grande Recife Consórcio de Transporte e da Procuradoria Geral do Estado, o grupo irá participar da elaboração do Projeto de Lei que regulará as concessões do serviço público de transporte de passageiros na RMR, levando em consideração os estudos técnicos de viabilidade, rota de origem e destino, demanda. O Grupo terá quatro meses para montar o edital de licitação do Sistema.
Fundo de Manutenção – Com investimento de R$ 4 milhões, o Fundo de Manutenção dos Terminais é uma medida pioneira em Pernambuco que irá possibilitar a solução imediata de problemas estruturais nas instalações dos Terminais (Integração, Urbanos ou mesmo os Miniterminais). Serviços como reparos elétricos e hidráulicos, pintura, capinação, troca e conserto nos telhados, adequação dos espaços para refeições, implantação de bebedouros, sistema de sonorização, bancos, poderão ser realizados pelo Fundo, em curto espaço de tempo e sem burocracias.
GRCT
sábado, 10 de setembro de 2011
Colaboradores celebram três anos de criação do Consórcio
Marcadores:
Discussões Urbanas,
GRCT,
Maxi Ônibus Olinda - Blogger,
Ônibus,
Transporte urbano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário