Créditos: Adamo Bazani/Divulgação
O salão é em Hannover, na Alemanha. A IAA é uma feira internacional de veículos comerciais, mas o Brasil tem ganhado destaque, com veículos produzidos localmente para o mercado externo e com relações comerciais.
Exemplos são a apresentação de um Viale BRT bicombustível, carroceria produzida pela Marcopolo, com sede em Caxias do Sul, e o anúncio da Mercedes Benz que vai entrar definitivamente no mercado chinês com ônibus produzidos em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
A encarroçadora Marcopolo anunciou nesta quarta-feira que entre os dias 21 e 26 de setembro vai expor no estande destinado à MAN (que no Brasil é detentora da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus) o modelo Viale BRT híbrido, sobre chassi cujo motor é movido a Gás Natural Veicular – GNV e a diesel com baixo teor de enxofre.
O chassi é da MAN, 17.280, com motor traseiro. A carroceria tem 12.455 milímetros de comprimento e capacidade para 90 passageiros, sendo 51 sentados e 39 em pé. Há espaço para cadeira de rodas e cão-guia que acompanha portadores de necessidades especiais. O ônibus é equipado com elevador e para a fixação das cadeiras de rodas há um cinto especial de três pontos.
As poltronas têm encosto para cabeça, descansa-braços e descansa-pés. O salão de passageiros conta com iluminação em LED e três lixeiras. Além de ser menos poluente, podendo reduzir a emissão em quase 50% de alguns materiais poluidores, o ônibus oferece mais conforto e segurança segundo a Marcopolo e a MAN.
A transmissão é automática, a sirene de marcha a ré permite mais segurança para pedestres e outros veículos, e o ônibus possui também um sistema de gerenciamento de frota. Em nota à imprensa, divulgada pela Marcopolo, o diretor de exportação da empresa, Rodrigo Pikussa, disse que a tendência mundial é oferecer mobilidade de uma maneira que respeite o meio ambiente. Além disso, diversos estudos internacionais revelam que o passageiro do transporte público está mais consciente e como conseqüência mais exigente. Assim, as cidades que querem convencer as pessoas a deixarem o carro de passeio em casa para diminuírem o trânsito e a poluição, devem oferecer transportes rápidos, bem planejados e ao mesmo tempo com veículos modernos, confortáveis, silenciosos e até esteticamente mais avançados.
ÔNIBUS BRASILEIROS NA CHINA:
Se o mercado brasileiro tem às suas portas os chineses com intuito de marcarem presença no segmento de ônibus, inclusive com a Foton devendo se instalar em Camaçari, na Bahia, veículos de transportes coletivos produzidos no Brasil vão desembarcar em breve no país asiático.
O presidente do segmento de ônibus da Mercedes, Hamut Schick, anunciou no Salão de Hannover, que os ônibus produzidos em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, serão encarroçados por empresas chinesas.
Segundo o executivo, a Mercedes foi procurada pelos fabricantes chineses e, ainda de acordo com Hamut Schick, a planta do ABC Paulista é a “maior produtora de ônibus da marca” e tem “vocação para a exportação”.
Para isso, ele destacou a experiência de São Bernardo do Campo em exportações para diversos países das Américas, da Ásia e também para a África do Sul. O chefe mundial de ônibus da Mercedes ainda frisou a importância do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da planta de São Bernardo do Campo para a credibilidade internacional dos ônibus brasileiros da marca. A capacidade de produção de ônibus da Mercedes Benz em São Bernardo do Campo é de 30 mil chassis por ano. Em média, deste total de 5 mil a 6 mil são vendidos para o exterior.
CHINA É O MAIOR MERCADO DE ÔNIBUS DO MUNDO:
Apesar de ter uma indústria ferroviária forte, a Ásia é a maior produtora e consumidora de ônibus em todo o mundo, mostrando que por maior que seja a malha ferroviária de uma nação, o transporte por ônibus sempre será essencial.
Só a China movimenta um mercado de 100 mil ônibus por ano. Para se ter uma ideia, em todo o mundo, são comercializados 320 mil ônibus anualmente. A Mercedes Benz, segundo o diretor mundial de ônibus, lidera a produção, respondendo por 12% de todos os ônibus no mercado global.
PARCERIA COM A FOTON:
A Mercedes Benz já tem parceria mundial com a chinesa Foton no segmento de caminhões. Essa parceria pode se estender para os ônibus. Isso criaria uma margem de segurança para a fábrica de São Bernardo do Campo, que já opera no limite quando o mercado está aquecido, o que não é o caso deste ano afetado pela renovação antecipada em 2011 pelos empresários que queriam aproveitar as últimas unidades dos modelos com tecnologia que deixou de vigorar na produção este ano. Estes ônibus eram mais baratos que os comercializados hoje.
Mas as perspectivas são de crescimento de mercado a partir do ano que vem. Assim, para que a produção para o mercado interno não seja prejudicada pela alta demanda chinesa, a Foton produziria os motores e a Mercedes só o chassi. Para o mercado brasileiro e outras exportações, a fabricante faz o chassi, o motor e o câmbio.
ÔNIBUS BICOMBUSTÍVEL:
Assim como a MAN, a Mercedes Benz vai apresentar daqui a cerca de dois anos ao mercado brasileiro um modelo de ônibus movido com mais de um combustível. A escolha também será por diesel e gás natural no mesmo veículo. Os estudos estão sendo feitos junto com a Bosch, mesma parceira da MAN.
Hoje, em relação às soluções alternativas ao petróleo, a Mercedes Benz com a Amyris do Brasil, já tem nas ruas em circulação ônibus movidos com diesel de cana de açúcar. Não se trata de etanol e nem de diesel comum. É um combustível obtido a partir de uma fermentação diferente do etanol, do líquido da cana. As propriedades são bem semelhantes ao diesel de petróleo, possibilitando o uso do diesel de cana de açúcar em motores convencionais sem necessidade de alteração.
A Mercedes Benz declarou que investe anualmente em todo o mundo 200 milhões de euros para novos produtos, em especial para soluções com maior eficiência energética e que emitam menos poluição.
EM HANNOVER:
No Salão Internacional de Veículos Comerciais – IAA, em Hannover, na Alemanha, a Daimler AG lançou novos modelos de ônibus que vão atender diversos mercados. Apostando na propulsão elétrica, a Daimler Buses apresentou mini-ônibus Vito E-CELL, cuja versão anterior já é vendida em 16 países.
A marca Setra, também da Mercedes Benz, apresentou o novo modelo Setra Comfot Class 500, ônibus de luxo. Como novidade, além de materiais com desenho mais requintado e carroceria mais leve (na Europa é comum ainda o conceito de monobloco, com o mesmo fabricante fazendo carroceria e chassi), há o sistema de tratamento de gás de escape que segundo a empresa diminui ainda mais os poluentes e o consumo.
O Citaro, modelo destinado ao transporte urbano, já atende à nova legislação de redução de emissão de poluentes, a Euro VI, na Europa. Aqui no Brasil, a legislação com base nas normas da Euro V entrou em vigor este ano.
O veículo, segundo a Daimler Buses, consome até 5% menos combustível além de praticamente anular alguns poluentes lançados no ar. O Citaro é equipado com motores OM 936 ou OM 470.
De acordo com a Mercedes Benz, as vendas mundiais de ônibus das empresas do grupo Daimler em 2011 somaram 311 mil unidades, 2% a mais que no ano de 2010, principalmente por conta dos bons resultados nas vendas de chassis.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Blog Ponto de Ônibus
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