Sistema permitirá a identificação do passageiro e os benefícios a que ele tem direito, como isenção ou desconto na tarifa. Créditos: Guto de Castro/Acervo
Os equipamentos serão colocados gradativamente nos 130 ônibus da cidade. Será possível identificar se o passageiro que está com o cartão para idoso ou para estudante, que garantem isenção ou desconto na tarifa, é realmente o portador real do benefício.
Segundo a Transdata, as fraudes pelo uso destes cartões por pessoas que não têm direito podem comprometer cerca de 50% das receitas dos sistemas de transportes , o que prejudica investimentos em melhorias para os próprios passageiros.
Se o equipamento não reconhecer a pessoa, a catraca do ônibus não vai ser liberada e o passageiro deve se identificar ao motorista que será treinado para atender eventuais bloqueios. Para que o sistema funcione, será implantada uma nova bilhetagem eletrônica compatível ao equipamento de reconhecimento facial.
Será possível também a comunicação em tempo real, por 3 G, entre o motorista do ônibus e o Centro de Controle Operacional, que pode informar ocorrências como acidentes e congestionamentos.
Mas o Sistema de Gestão Inteligente de Transporte permite que o controle de tráfego tenha acesso a outras informações, mesmo sem o motorista reportá-las. Por telemetria (medições à distância), dados como quebras dos veículos, defeito nos equipamentos e o acionamento do botão de pânico são repassados para uma ação corretiva em tempo real.
Se forem detectados problemas constantes, os dados podem ser usados para a elaboração de novos planejamentos ou ações corretivas. O sistema também consegue registrar parâmetros como quantidade de paradas durante o trajeto, quilometragem morta (quanto o ônibus trafega sem prestar serviços), consumo de combustível (a média e em tempo real), cumprimento de horários, fluxo de passageiros em todos os pontos, se o ônibus está operando com portas abertas (o que é proibido), se os faróis estão apagados e os limpadores dos para-brisas estão ligados.
O sistemá também informará sobre congestionamentos, consumo de combustível e cumprimento do itinerário. Créditos: Guto de Castro/Acervo
A formação de comboios, filas de ônibus numa mesma linha por conta de trânsito e acidentes, pode ser evitada pelo gerenciamento em tempo real. Se um ônibus fica parado no trânsito, os demais podem seguir por rotas alternativas emergenciais previamente programadas.
A Associação das Empresas de Transporte de Caruaru também vai contratar um Data Center que vai armazenar todos os dados gerados em tempo real. Se muitas ocorrências se repetirem, é sinal de que algo precisa ser melhor estudado e alterado.
Os ônibus também terão GPS para informações quanto à localização dos veículos e velocidade.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Blog Ponto de Ônibus
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