Créditos: Adamo Bazani/Acervo
Créditos: Adamo Bazani/Acervo
O Brasil é um dos países mais ricos em belezas naturais, com diferentes paisagens em cada região, e com uma riqueza arquitetônica e cultural muito ampla. No entanto, nem sempre as cidades sabem aproveitar da melhor maneira seus atributos para o turismo.
O acesso a várias atrações nem sempre é fácil. Mas com o “boom” provocado pela Copa do Mundo a ser realizada em 2014, e as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016, a situação começa a melhorar. Uma das modalidades muito usadas na Europa, por exemplo, e pouco explorada ainda no Brasil é o passeio turístico nas cidades e parques ecológicos, o City Tour.
Em diversos países, é comum ver aqueles ônibus de dois andares com o último pavimento aberto, existentes sim no Brasil, mas ainda em poucas cidades. É um mercado para o setor de ônibus que não será grande em número de unidades, mas representa um segmento em expansão e com veículos com bom valor agregado.
A Marcopolo viu a oportunidade e decidiu se antecipar. O modelo Viale DD Sunny, de dois andares, foi uma das atrações paralelas ao 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo – 2012.
“O Brasil é um dos países que mais apresentam potenciais turísticos, mas que pode melhor aproveitá-los de maneira positiva. Os passeios nas cidades são excelentes oportunidade de os turistas terem acesso a uma programação segura, organizada e de baixo custo e para as cidades estimularem o setor e gerarem receitas” – disse André Oliveira, consultor de Marketing da Marcopolo.
A previsão da empresa é de comercializar de 30 a 50 unidades do ônibus até a Copa de 2014 para a maior parte das cidades-sede. Mas os planos vão além do evento esportivo mundial e querem consagrar o modelo numa nova fase do turismo brasileiro.
Atualmente já há unidades vendidas para Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Salvador e estão em andamento negociações em São Paulo e Rio de Janeiro. O mercado externo também é objetivado pela Marcopolo com o modelo Viale DD Sunny. Estão em curso negociações para a Colômbia, Uruguai e México.
Apesar de nestes países já existirem fábricas da Marcopolo, algumas em parceria com produtores locais, por enquanto, o ônibus será feito apenas na planta de veículos de grande porte em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
DIFERENCIAIS:
Créditos: Adamo Bazani/Blog Ponto de Ônibus
O modelo conferido pela reportagem em São Paulo está encarroçado sobre
chassi Mercedes Benz O 500 U, que apresenta piso baixo para melhorar a
acessibilidade e sistema de “ajoelhamento” pelo qual, em embarques e
desembarques a carroceria se abaixa e ao passar em obstáculos mais
difíceis pode ser elevada.
As dimensões não são nada modestas, mas ao mesmo tempo podem ser aplicadas em qualquer cidade.
Contando com o parabrisa superior, o ônibus possui 4 metros de altura. O comprimento é de 12,20 metros e a largura de 2,50 metros , o que facilita nas manobras.
A capacidade é de 74 lugares sentados entre o piso superior e o primeiro. As poltronas possuem cintos de segurança e na parte inferior, apoios para a cabeça. Os passageiros também contam com porta-copos, ideal para passeios turísticos nos quais sempre uma aguinha geladinha é bem-vinda.
A parte superior é descoberta para os turistas apreciarem melhor as paisagens e pontos históricos e culturais além de fotografarem e filmarem melhor. O ônibus é dotado de sistema de canaletas que permitem o escoamento de água de chuva em imprevistos. Como opcional, há também uma cobertura retrátil, acionada por um botão no painel, para a parte superior.
Aliás, o painel do ônibus é generoso. Além de comandos para chassi e carroceria, o motorista conta com um monitor que exibe imagens captadas pela câmera de ré e demais instaladas no veículo. Para melhor atender aos turistas, o sistema de som é dotado de três canais que pode passar informações em português, inglês e espanhol. É possível ter acesso ao áudio por fones de ouvido. Em cada poltrona há um plug individual e as opções de seleção de idioma.
Na parte inferior, o passageiro conta com ar condicionado com saídas individuais pelas quais é possível controlar o fluxo de ar e luzes de Led que deixam o ambiente interno mais agradável. A escada é dotada com luzes para deixar o acesso ao segundo pavimento mais seguro.
“Acreditamos que o Viale DD Sunny marca esta nova fase do turismo brasileiro e pode ser uma oportunidade para os turistas e para as cidades além da Copa do Mundo. Ele traz inovações que podem qualificar os passeios turísticos. Estamos otimistas” – comemora André Oliveira, consultor de marketing da Marcopolo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Blog Ponto de Ônibus
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