segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Recife já tem 25 ônibus ecologicamente corretos

Veículos com a nova tecnologia Euro V emitem menos gases poluentes para a atmosfera. Borborema, Mirim, São Judas Tadeu e Itamaracá são as pioneiras.

25. Esse é o número de ônibus com a tecnologia Euro V que já circulam pelas ruas do Recife e de outras cidades da Região Metropolitana, como Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Entre as novidades, estes veículos são movidos a Dieses S-50, com baixo teor de enxofre, e têm o filtro ARLA 32, que reduz consideravelmente a emissão de óxidos de nitrogênio, potencias poluidores da atmosfera.

Apesar de mais caros, os primeiros ônibus com o Euro V chegaram no estado em agosto. De lá para cá, as empresas foram adquirindo poucas unidades, testando a nova tecnologia. Parece que a aceitação em algumas empresas, como a Borborema, foi boa, já que posteriormente chegaram mais unidades.

A São Judas Tadeu é responsável por 11 dos 25 ônibus Euro V em circulação. Destes, dois são Marcopolo   Idealle 770, com chassi Volkswagen 17-230 OD, operantes na linha opcional 160 - Gaibu/Barra de Jangada. Os outros 9 são Caio Apache VIP, com a mesma motorização dos opcionais, e estão circulando na linha 139 - TI Cabo/Aeroporto.

Créditos: Daniel Cleiton Bezerra/Ônibus Brasil


Já a Borborema trouxe mais 11 dos 25 Euro V. Todos são modelo Neobus Mega, sendo 6 com motorização Mercedes-Benz OF-1721, e cinco Volkswagen 17-230 OD. Eles vieram nas cores do SEI (Perimetral, Alimentadora e Interterminal) e estão operando nas linhas 023 - TI Aeroporto/Tancredo Neves,   050 - PE-15/Boa Viagem, 021 - TI Joana Bezerra/Rio Mar e 060 - Shopping/CDU.

Créditos: Eronildo Assunção/Ônibus Brasil

A Mirim trouxe 2 ônibus Euro V, todos Marcopolo Torino 2007, com motor Mercedes-Benz OF-1721 (estão operando na linha 303 - Curado II/Caxangá). A Itamaracá veio com 1 veículo com a nova tecnologia, modelo Comil Svelto V de chassi Volkswagen 17-230 OD, que opera na linha 980 - Igarassu/Cidade Tabajara.

Créditos: Daniel Cleiton Bezerra/Ônibus Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog