Os grandes eventos como a Copa do Mundo e os principais festivais de música devem movimentar ainda mais o turismo em 2014, que deverá ampliar o faturamento do setor em 7,5% sobre este ano, quando arrecadou R$ 57,6 bilhões, segundo dados do Ministério do Turismo.
“A necessidade de preparação para estes e outros grandes eventos tem feito as companhias investirem muito, não só na compra de novos veículos, mas também na profissionalização do setor de fretamento e turismo. Aqueles que não possuem esta visão podem ficar fora do mercado rapidamente”, avalia Nilton Silva Pacheco, presidente da Associação das Empresas de Transporte Turístico de Santa Catarina (AETTUSC).
Para Regina Rocha, diretora executiva da Federação de Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, os programas e políticas de incentivo ao transporte de ônibus são importantes para a mobilidade durantes esses eventos. “O momento é de muitas oportunidades relacionadas ao segmento. O estado de São Paulo, por exemplo, está construindo uma política pública de turismo e promovendo ações para atração de visitantes à nossa região. A melhor forma de conhecê-lo é por meio rodoviário”, confirma.
Para o setor de ônibus, felizmente, o turismo rodoviário tem recuperado a fatia de mercado que havia perdido para aviação anos atrás. “Soma-se ainda a própria opinião do passageiro, que opta pelo ônibus na expectativa de viagens mais agradáveis, confortáveis e com maior possibilidade de conhecer os lugares por onde percorre”, analisa Pacheco.
“A Comil, acredita no crescimento do país de forma ampla, envolvendo infraestrutura, economia e indústria. Junto disso, temos a convicção de que os temas relacionados à mobilidade urbana demandarão do nosso segmento maior investimento em inovação e tecnologia embarcada. Não estamos investindo apenas em produtos como, por exemplo, os nossos últimos lançamentos, mas também fortemente na indústria”, destaca Tiago Zanette, gerente de Negócios Rodoviários da Comil.
Transpoonline
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