sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Especial: Homenagem à Busscar

Na semana passada, foi decretada a falência de uma das maiores fabricantes de ônibus que o Brasil já teve. A Busscar vinha em crise desde 2008, com dívidas e produção comprometida. Aqui no Maxi Ônibus Olinda você conferiu todo o desenrolar dessa situação, que culminou agora com a extinção da empresa.

Fazemos aqui uma homenagem a essa encarroçadora que sempre foi líder em inovações e tecnologia. Praticamente todas as grandes empresas pernambucanas têm ou já tiveram em seu cash ônibus produzidos pela Busscar. Neste especial, você vai conferir fotos dos principais desses ônibus que marcam ou marcaram a história do transporte do estado.

Borborema
Possuiu várias unidades do modelo Urbanus, adquirirdas no fim da década de 90. A Busscar também aparece na frota rodoviária, com algumas unidades do modelo El Buss 320. Em 2002, a empresa fez testes do récem-lançado motor VW 17-240 OT em um Urbanuss Pluss. Os antigos Diplomatas, fabricados pela antecessora da Busscar, a Nielson, também fizeram parte da Borborema.

Busscar Urbanus - Mercedes-Benz OF-1620
Créditos: Marcos Magalhães/Ônibus Brasil

Busscar El Buss 320 - Mercedes-Benz OF-1620
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-240 OT
Créditos: José Augusto de Souza Oliveira/Ônibus Brasil
Nielson Diplomata
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco

Caruaruense
Tradicional frotista da Busscar nos anos 90, a Caruaruense teve os modelos El Buss 360 e Vista Buss HI (1ª versão), entre outros, que operavam no serviço executivo entre Recife e Caruaru. Também passaram pela empresa o Urbanus e UrbanusS, fazendo as linhas intermunicipais de Caruaru para São Caetano e Bezerros. Em 2011, a empresa também incorpora à frota o Urbanuss Pluss.
 Busscar El Buss 360 - Scania K112 CL
Créditos: Alessandro Bem Barros/Acervo

 Busscar Vista Buss HI - Scania K124
Créditos: Guto de Castro/Acervo

Busscar Urbanuss Pluss - Mercedes-Benz OF-1722
Créditos: Guto de Castro/Acervo

Empresa Metropolitana 
Comprou muitas unidades à Busscar nos anos 90 e até meados de 2000/2001. A partir daí, passou a optar por outras carrocerias. Em 2008, ganhou 6 articulados Urbanuss Pluss vindos da irmã Rodoviária Caangá. Em 2012, comprou 2 articulados Pluss que iriam para a Guatemala.

Busscar Urbanus II - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Clebio Júnior/Ônibus Brasil
 Busscar Urbanus I - Scania L113
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

 Busscar Urbanus I - Mercedes-Benz OF-1318
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

 Busscar UrbanusS - Mercedes-Benz OF-1417
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

Itamaracá
Grande frotista da Busscar, possuiu em sua frota os principais modelos lançados pela empresa. A última aquisição se deu em 2009, com a compra de 10 Urbanuss Pluss com câmbio automático, além de mais 20 articulados do mesmo modelo.
 Busscar UrbanusS - Volkswagen 17-210 OD
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
 Busscar Urbanus I - Mercedes-Benz OF-1318
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco

 Busscar Urbanus II - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Grande Recife Consórcio/Acervo

 Busscar UrbanusS - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

 Busscar Urbanuss Pluss Articulado - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo

 Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo

 Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-210 EOD (6x2)
Créditos: Guto de Castro/Acervo

Busscar Urbanuss Pluss - Mercedes-Benz OF-1722
Créditos: Guto de Castro/Acervo

Olindense
A empresa que operava as linhas municipais de Olinda tinha 100% da frota Busscar. A última compra se deu em 2006, dois anos antes da falência da transportadora.

Busscar Urbanus I - Mercedes-Benz OF-1318
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco
 Busscar UrbanusS - Mercedes-Benz OF-1318
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
 Busscar UrbanusS - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

Busscar Urbanus II - Ford B-1618
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

Pedrosa
Tradicional frotista da Busscar, teve vários modelos da encarroçadora. A última compra foi em 2009, com Urbanuss Pluss usados da então récem-extinta Olindense.

 Busscar Urbanus II - Ford B-1618
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

 Busscar Urbanus II - Ford B-1618
Créditos: Johmo Moreno/Ônibus Brasil

 Busscar Urbanus II - Ford B-1618
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

 Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-210 EOD
Créditos: Thiago Martins/Acervo

Progresso
Tradicional frotista da Busscar, possuiu vários modelos da encarroçadora catarinense entre os anos 80 e 90. As últimas unidades foram compradas à Busscar em 2009.

 Busscar Jum Buss 360 - Scania K-310
Créditos: Guto de Castro/Acervo

 Busscar Panorâmico DD - Scania K-124
Créditos: Guto de Castro/Acervo

 Busscar Jum Buss 360 - Scania K-310
Créditos: Guto de Castro/Acervo

 Busscar Jum Buss 360 - Scania K-113 TL
Créditos: Auto Viação Progresso/Ônibus Brasil

Vera Cruz/Cruzeiro
Talvez a cliente mais fiel da Busscar em Recife. Comprou numerosos lotes entre os anos 90 e 2000. A última compra se deu em 2008, com a vinda de mais de 40 carros, modelos Urbanuss Ecoss e Pluss.

 Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-240 OT
Créditos: José Augusto/Ônibus Brasil

 Busscar El Buss 320 - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

 Busscar Urbanus II - Scania S112
Créditos: Clébio Júnior/Ônibus Brasil

 Busscar Urbanus II - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

 Busscar UrbanusS - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

 Busscar Urbanuss Ecoss - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo

 Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo

 Busscar Urbanuss Pluss Articulado - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo

Busscar Urbanuss Ecoss - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo

Um comentário:

 

Arquivo do blog