quarta-feira, 24 de abril de 2013

Rodoviária Caxangá adquire 55 Mercedes novos

Rodoviária Caxangá compra 55 ônibus novos Mercedes-Benz. Empresa de Olinda se prepara para renovar a frota para o passageiro habitual e para atender demanda da Copa do Mundo de 2014.

Créditos: Guto de Castro/Acervo

Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, o poder público investe em novos sistemas de transportes para atender a população local e também a demanda maior que deve ser gerada pelo evento esportivo.

Se as prefeituras e estados investem em infraestrutura, como em corredores de ônibus modernos do tipo BRT – Bus Rapid Transit – as operadoras começa a renovar suas frotas, não só nas cidades-sedes mas também em municípios de grande e médio porte que têm ligação com estas cidades.

É o que ocorre em Olinda.  A Rodoviária Caxangá acabou de adquirir 55 chassis novos de ônibus da Mercedes Benz. De acordo com a fabricante, com sede em São Bernardo do Campo, em São Paulo, foram 50 unidades de motor dianteiro OF 1721 Euro V e cinco ônibus articulados O 500 MA.

Os veículos vão operar em linhas integradas ao Terminal Xambá, em Olinda, que faz parte do sistema de Transporte da Região Metropolitana de Recife. Em nota à imprensa, divulgada pela Mercedes Benz, o diretor do Grupo Metropolitana, Paulo Júnior, disse que a compra significa melhor atendimento ao passageiro e mais capacidade de transporte para a companhia.

O Grupo Metropolitana, o qual a Rodoviária Caxangá faz parte, tem hoje cerca de mil ônibus, sendo que cerca de 95% do total são da marca Mercedes Benz. Executivos do Grupo foram conhecer a planta de São Bernardo do Campo e as opções da empresa para sistemas de BRT – Bus Rapid Transit, tanto em relação a modelos de ônibus como assistência técnica e orientação com profissionais especializados nestes sistemas de operação.

Além dos chassis convencionais como o padron O 500, o de motor dianteiro OF e os micros LO, para os novos corredores, a Mercedes demonstrou o modelo que 0 500 MDA, denominado pela marca de superarticulado, que possui quatro eixos, sendo dois no “vagão” depois da articulação e maior capacidade de transporte em relação ao articulado padrão.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Blog Ponto de Ônibus

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