Créditos: Guto de Castro/Acervo
O maior volume produzido na unidade foi de caminhões da linha Worker, com cerca de 275 mil unidades. Em segundo lugar, vêm os Constellation, lançados em 2005, com aproximadamente 150 mil veículos; seguidos pela linha Volksbus, com 110 mil ônibus.
Os modelos da linha Delivery aparecem na quarta posição, com quase 65 mil veículos. Com menos de um ano de mercado, foram produzidos mil caminhões extrapesados MAN TGX. De todas as linhas produzidas de veículos, de acordo com a Volkswagen/MAN , cerca de 90 mil veículos foram destinados aos 30 mercados internacionais em que a MAN Latin America atua.
A fábrica entrou em operação em 1996. Entre 1995 e 2011 foram investidos para ampliação e produção de novos modelos, aproximadamente R$ 2,5 bilhões que elevaram a capacidade de produção para 100 mil veículos por ano. Até 2016, deve ser investido mais R$ 1 bilhão.
A Volkswagen /MAN trabalha com um cenário otimista para os próximos anos. Obras públicas para a preparação das cidades que vão sediar os jogos da Copa Mundo de 2014 e para a Olimpíada do Rio em 2016 devem aumentar a demanda por caminhões de diversos tipos. Investimentos em mobilidade urbana nestas cidades e em outros municípios devem ampliar a procura por ônibus, além do crescimento do segmento de turismo.
“Hoje, a cada três minutos sai um novo caminhão ou ônibus de nossa linha de produção. No início, montávamos apenas um veículo por dia. Essa evolução beneficiou não só nosso negócio, mas sobretudo o desenvolvimento econômico da região com a geração de empregos, além da arrecadação de impostos”, afirmou em nota à imprensa Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
Ainda em nora, MAN diz que o Consórcio Modular ampliou a capacidade de produção de ônibus e caminhões ainda quando os veículos pesados eram uma divisão da Volkswagen
“A implantação da fábrica em Resende, com o Consórcio Modular, alterou o curso da história da MAN Latin America. Criada em 1981 ainda como uma divisão da Volkswagen do Brasil, a operação de caminhões e ônibus acumulava menos de 150 mil veículos produzidos e respondia por uma fatia de 17% do mercado até a inauguração da unidade de Resende, em 1996.
Com o modelo de produção no qual os fornecedores dividem com a MAN a responsabilidade pela montagem dos veículos, a MAN Latin America aumentou gradativamente sua eficiência em vendas e produção. Comemorou, em 2012, a liderança de vendas de caminhões pelo décimo ano consecutivo, com 30,3% de participação.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Blog Ponto de Ônibus
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