segunda-feira, 8 de abril de 2013

Brasil domina tecnologia de produção de ônibus elétricos

Eletra já produziu cerca de 400 veículos entre trólebus, ônibus híbridos e elétricos
 
 Créditos: ABVE/Acervo

Depois do carro a álcool, com tecnologia 100% nacional, agora é a vez da multiplicação dos ônibus elétricos pelo país. As obras da Copa do Mundo e a necessidade, cada vez mais presente nas grandes cidades, do uso de energia limpa nos veículos de transporte urbano têm ajudado a alavancar os pedidos de veículos com tração elétrica.
 
A Eletra é uma empresa brasileira especializada nessa tecnologia e fabrica veículos com tração elétrica nas versões trólebus (rede aérea); híbrido (grupo motor gerador + baterias); e elétrico puro (baterias), que podem ser adotadas em veículos para transporte urbano de passageiros.
 
A empresa já esta neste mercado há mais de 30 anos. Em 1999, a Eletra criou o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 300 trólebus e em 45 híbridos em operação na grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia.
 
Conheça as diferenças:
 
Trólebus
 
É um veículo tracionado por motor elétrico cuja única fonte de geração de energia é a rede aérea de distribuição. Essa tecnologia tem como grande mérito a emissão zero de poluentes, já que não utiliza motor a combustão. A redução da emissão de gases do efeito estufa melhora em muito a qualidade de vida nos centros urbanos pela não-emissão de fumaça (material particulado), que, segundo dados divulgados pelo Banco Mundial, é o poluente mais nocivo à saúde da população local. Os benefícios da não-emissão refletem em todos os habitantes com a diminuição de doenças cardíacas, respiratórias, alérgicas, entre outras. Estudos mostram que até o estresse tem causa na má qualidade do ar.
 
Os trólebus não têm câmbio, a frenagem é elétrica e toda a operação é controlada eletronicamente. O gerenciamento eletrônico reduz significativamente o custo da operação, garantindo mais agilidade na manutenção e maior durabilidade dos componentes.
 
Para o usuário, o trólebus oferece bastante conforto em relação aos ônibus convencionais. A aceleração controlada eletronicamente evita os trancos constantes; o ruído, interno ou externo, é baixo, reduzido em até 50%; o condutor do veículo trabalha com muito mais conforto, bem estar e tranqüilidade o que reflete no tratamento com o passageiro e na condução do veículo.
 
A Eletra desenvolveu um sistema autônomo com baterias, que permite o deslocamento do trólebus sem rede aérea. Esta nova tecnologia evita a interrupção do sistema, pois o deslocamento é suficiente para que o trólebus alcance um novo trecho com energia.
 
Híbrido
É qualquer veículo que combina duas ou mais fontes de energia para seu funcionamento. Os ônibus híbridos da Eletra usam as seguintes fontes de energia: grupo motor gerador e baterias operam no sistema em “série”, onde apenas o motor elétrico é responsável pela tração nas rodas e o conjunto motor-gerador gera a energia necessária para movimentar o veículo. Durante o trajeto, o motor elétrico recebe energia do conjunto motor-gerador e do conjunto de baterias. Quando o veículo está parado para entrada ou saída de passageiros, o conjunto motor-gerador recarrega as baterias.
 
O conjunto motor-gerador pode ser constituído por motor a diesel, álcool, gás, gasolina, ou quaisquer outros combustíveis. Quando é dada a partida apenas as baterias geram energia. A partir da velocidade de 15km/h o grupo motor gerador passa a contribuir no balanço energético, permanecendo no ponto ideal de rotação. Para um motor diesel, o “ponto ideal” é quando se verifica a melhor condição de consumo e emissão. Ou seja, quando consome menos combustível e emite menos poluente.
 
Esta configuração permite ainda que se utilize um motor diesel muito menor e menos poluente.
 
Elétrico Puro
 
O ônibus elétrico puro é tracionado por motor elétrico cuja única fonte de energia está acumulada a bordo, em um banco de baterias. O sistema de tração é o mesmo aplicado aos trólebus, porém não necessita de rede aérea, podendo operar em qualquer viário. Quando acionamos o sistema autônomo nos trólebus, eles passam a ser elétricos puros.
 
Apesar de muito conhecida, essa tecnologia é pouco utilizada no transporte urbano, pois tem a autonomia limitada à capacidade do banco de baterias. São veículos indicados em operações controladas, com baixo índice de interferência externa, para o transporte de pequenas cargas nos centros urbanos e de passageiros em hotéis, empresas, centros turísticos, entre outros.
 
A Eletra dispõe de tecnologia para desenvolver veículos elétricos puros, de acordo com a aplicação e necessidade do cliente. Em casos em que a autonomia seja uma dificuldade, a empresa desenvolve sistema que utiliza pequeno grupo motor-gerador para recarga das baterias, em situação de emergência, ou para um melhor balanceamento energético que permita aumentar a autonomia e reduzir o consumo/emissão.
 
Este sistema é chamado de Híbrido Plug-in e permite mesclar várias tecnologias, atendendo às necessidades operacionais, com baixos índices de emissão. São veículos com zero emissão de poluentes.
 
Os ônibus elétricos já contam com a tecnologia de tração, mas o custo e peso das baterias para alcançar a autonomia necessária ainda impossibilitam o uso desse sistema. Avanços recentes na tecnologia de baterias poderão permitir, num futuro próximo, a utilização desses veículos nas linhas urbanas de passageiros.
 
Portal Segs

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