Eletra já produziu cerca de 400 veículos entre trólebus, ônibus híbridos e elétricos
Créditos: ABVE/Acervo
Depois do carro a álcool, com tecnologia 100% nacional, agora é a vez
da multiplicação dos ônibus elétricos pelo país. As obras da Copa do
Mundo e a necessidade, cada vez mais presente nas grandes cidades, do
uso de energia limpa nos veículos de transporte urbano têm ajudado a
alavancar os pedidos de veículos com tração elétrica.
A Eletra é uma empresa brasileira especializada nessa tecnologia e
fabrica veículos com tração elétrica nas versões trólebus (rede aérea);
híbrido (grupo motor gerador + baterias); e elétrico puro (baterias),
que podem ser adotadas em veículos para transporte urbano de
passageiros.
A empresa já esta neste mercado há mais de 30 anos. Em 1999, a Eletra
criou o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira.
Hoje, a marca está presente em 300 trólebus e em 45 híbridos em operação
na grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e
Wellington, na Nova Zelândia.
Conheça as diferenças:
Trólebus
É um veículo tracionado por motor elétrico cuja única fonte de geração
de energia é a rede aérea de distribuição. Essa tecnologia tem como
grande mérito a emissão zero de poluentes, já que não utiliza motor a
combustão. A redução da emissão de gases do efeito estufa melhora em
muito a qualidade de vida nos centros urbanos pela não-emissão de fumaça
(material particulado), que, segundo dados divulgados pelo Banco
Mundial, é o poluente mais nocivo à saúde da população local. Os
benefícios da não-emissão refletem em todos os habitantes com a
diminuição de doenças cardíacas, respiratórias, alérgicas, entre outras.
Estudos mostram que até o estresse tem causa na má qualidade do ar.
Os trólebus não têm câmbio, a frenagem é elétrica e toda a operação é
controlada eletronicamente. O gerenciamento eletrônico reduz
significativamente o custo da operação, garantindo mais agilidade na
manutenção e maior durabilidade dos componentes.
Para o usuário, o trólebus oferece bastante conforto em relação aos
ônibus convencionais. A aceleração controlada eletronicamente evita os
trancos constantes; o ruído, interno ou externo, é baixo, reduzido em
até 50%; o condutor do veículo trabalha com muito mais conforto, bem
estar e tranqüilidade o que reflete no tratamento com o passageiro e na
condução do veículo.
A Eletra desenvolveu um sistema autônomo com baterias, que permite o
deslocamento do trólebus sem rede aérea. Esta nova tecnologia evita a
interrupção do sistema, pois o deslocamento é suficiente para que o
trólebus alcance um novo trecho com energia.
Híbrido
É qualquer veículo que combina duas ou mais fontes de energia para seu
funcionamento. Os ônibus híbridos da Eletra usam as seguintes fontes de
energia: grupo motor gerador e baterias operam no sistema em “série”,
onde apenas o motor elétrico é responsável pela tração nas rodas e o
conjunto motor-gerador gera a energia necessária para movimentar o
veículo. Durante o trajeto, o motor elétrico recebe energia do conjunto
motor-gerador e do conjunto de baterias. Quando o veículo está parado
para entrada ou saída de passageiros, o conjunto motor-gerador recarrega
as baterias.
O conjunto motor-gerador pode ser constituído por motor a diesel,
álcool, gás, gasolina, ou quaisquer outros combustíveis. Quando é dada a
partida apenas as baterias geram energia. A partir da velocidade de
15km/h o grupo motor gerador passa a contribuir no balanço energético,
permanecendo no ponto ideal de rotação. Para um motor diesel, o “ponto
ideal” é quando se verifica a melhor condição de consumo e emissão. Ou
seja, quando consome menos combustível e emite menos poluente.
Esta configuração permite ainda que se utilize um motor diesel muito menor e menos poluente.
Elétrico Puro
O ônibus elétrico puro é tracionado por motor elétrico cuja única fonte
de energia está acumulada a bordo, em um banco de baterias. O sistema
de tração é o mesmo aplicado aos trólebus, porém não necessita de rede
aérea, podendo operar em qualquer viário. Quando acionamos o sistema
autônomo nos trólebus, eles passam a ser elétricos puros.
Apesar de muito conhecida, essa tecnologia é pouco utilizada no
transporte urbano, pois tem a autonomia limitada à capacidade do banco
de baterias. São veículos indicados em operações controladas, com baixo
índice de interferência externa, para o transporte de pequenas cargas
nos centros urbanos e de passageiros em hotéis, empresas, centros
turísticos, entre outros.
A Eletra dispõe de tecnologia para desenvolver veículos elétricos
puros, de acordo com a aplicação e necessidade do cliente. Em casos em
que a autonomia seja uma dificuldade, a empresa desenvolve sistema que
utiliza pequeno grupo motor-gerador para recarga das baterias, em
situação de emergência, ou para um melhor balanceamento energético que
permita aumentar a autonomia e reduzir o consumo/emissão.
Este sistema é chamado de Híbrido Plug-in e permite mesclar várias
tecnologias, atendendo às necessidades operacionais, com baixos índices
de emissão. São veículos com zero emissão de poluentes.
Os ônibus elétricos já contam com a tecnologia de tração, mas o custo e
peso das baterias para alcançar a autonomia necessária ainda
impossibilitam o uso desse sistema. Avanços recentes na tecnologia de
baterias poderão permitir, num futuro próximo, a utilização desses
veículos nas linhas urbanas de passageiros.
Portal Segs
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