Créditos: Comil/Divulgação
O modelo de dois andares da Comil, Campione DD, começa a ter maior presença na America Latina.
A Comil anunciou nesta sexta-feira, dia 31 de maio, duas ações que marcam esta expansão.
No Panamá, a empresa Terminales David Panama adquiriu as primeiras unidades do modelo de 2 andares, com 15 metros de comprimento. Diferentemente do Brasil, a legislação do País permite veículos rodoviários desta dimensão.
É a estreia da Comil no País. Os ônibus são encarroçados sobre chassi Volvo B 11R e possuem acessibilidade para portadores de limitações de movimento. Estão no pacote de luxo e conforto destes veículos itens como ar condicionado, serviço individual de áudio e vídeo, internet wi-fi, tomadas para conexão de notebooks. Os veículos vão fazer a linha rodoviária entre as cidades de Panamá e David, uma das principais rotas do País.
A Comil planeja mais vendas no Panamá para outras empresas.
“Apesar de pequeno, é um mercado muito interessante em função do seu potencial turístico. Por isso, seguiremos atuando de forma crescente na região“, destaca o gerente de exportação da Comil, Eduardo Duro Garcia, em nota à imprensa especializada.
MÉXICO
A Comil anunciou também nesta sexta-feira, dia 31 de maio, uma ação conjunta com a Volvo Buses Mexico para divulgação do Campione DD no País.
O modelo será apresentado às principais empresas de ônibus rodoviárias a partir deste mês de junho. Presente no País desde 2002, a Comil quer ampliar sua atuação. O México é o segundo maior mercado de ônibus da América Latina, comprando ao ano 10 mil unidades anualmente, perdendo apenas para o Brasil, cujo mercado gira em torno de 32 mil ônibus por ano.
A Comil realizou testes junto com a Volvo nos últimos meses para adaptar melhor a carroceria ao modelo de chassi B 13 R e às características operacionais do México.
O modelo será apresentado em evento especial na cidade de Tultitlán. Entre as empresas rodoviárias que devem testar o modelo estão IAMSA, SENDA, ADO, Estrella Blanca.
Em nota, a Comil informa que a carroceria complementa o portifólio da Volvo, que comercializa no País ônibus do tipo monobloco.
“Esta parceria com a marca sueca já vem de anos, segundo o gerente de Exportação da Comil, Eduardo Duro Garcia. A Volvo oferece ao mercado mexicano uma solução integrada de produto, onde o chassi e a carroceria são fabricados pela própria companhia, ao estilo ‘one stop shop”. No caso específico da carroceria Double Decker, a parceria deu-se como uma complementação ao portfólio destes produtos. “Essa união entre as duas marcas ocorre para atender a crescente demanda por um serviço de maior valor agregado, oriunda especialmente dos principais grupos econômicos do transporte rodoviário de passageiros”, explica Garcia.
Para a Comil, o México significa um dos mercados mais relevantes. A empresa já opera no País pela Comilbus Mexico S.A. de C.V., localizada na cidade de Querétaro.
A Comilbus Mexico já forneceu ônibus articulados para a Cidade do México e é responsável pelo acoplamento e montagem das carrocerias produzidas no Brasil e enviadas em sistema PKD – Partial Knock Down.
A Comil deve lançar novos modelos para o México com outras fabricantes e montadoras de chassis locais.
O modelo Campione DD foi lançado no Brasil em 2011 e é o primeiro ônibus de dois andares (Double Decker) da encarroçadora gaúcha. A empresa diz que a proposta foi aliar design inovador e excelência em conforto para viagens de longas distâncias e turismo rodoviário de alto padrão. “A carroceria é dotada de ampla área envidraçada e teto solar opcional, proporcionando aos primeiros passageiros a perfeita visão da paisagem. O cliente pode optar por diversos incrementos no piso inferior como, por exemplo, sofás, mesa de jogos, bar e equipamentos de entretenimento. Suas diferentes configurações estão disponíveis para chassis 6×2 e 8×2 das marcas Mercedes-Benz, Volvo e Scania” – disse a Comil em nota.
Créditos: Comil/Divulgação
Blog Ônibus Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário