terça-feira, 21 de janeiro de 2014

BYD chinesa planeja instalar fábrica no Brasil

Créditos: Divulgação

Atraída pelo crescente mercado automobilístico brasileiro, a chinesa BYD anunciou sua intenção de construir uma fábrica no Brasil a curto prazo, tendo como o alvo principal o mercado de ônibus elétricos. A empresa está estudando a localização da fábrica na região sudeste e avalia o potencial de mercado para seus produtos, que incluem carros elétricos, baterias recarregáveis para celulares e outros equipamentos eletrônicos, que também abastecerão os demais países da América do Sul.


“A instalação da fábrica no Brasil não é um projeto. É uma realidade”, afirmou Tyler Li, gerente geral da BYD do Brasil. “Inicialmente a produção dos ônibus elétricos será pelo sistema CKD, com os principais componentes vindo da China. A localização ainda está sendo estudada, mas a escolha concentra-se no estado de São Paulo”.

A fabricante já anunciou o investimento de US$ 80 milhões para a construção da fábrica brasileira, mais US$ 80 milhões para compras de componentes na fase inicial de operação. ”Até atingir o índice de conteúdo nacional exigido pela linha de crédito Finame, a comercialização dos veículos BYD terá financiamento da própria empresa”, disse Vagner Rigon, gerente de vendas da empresa. Ele informou que a construção da fábrica no país também implica a criação de um centro de pesquisa em parceria com universidades. Vai ser instalado também um CD de peças na cidade de Santos, litoral paulista.
Com escritório sediado na cidade de São Paulo há um ano e meio, a BYD do Brasil está testando dois ônibus totalmente elétricos em São Paulo e Salvador. Na capital paulista a operadora MobiBrasil é a parceira incumbida de realizar os testes, por enquanto apenas com lastro. Em Salvador os testes foram iniciados em dezembro.
O ônibus elétrico em teste é movido por três baterias de lítio fosfato de ferro, posicionadas sobre o teto. Com 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e altura de 3,36 metros, o veículo tem carroceria de alumínio, peso bruto total de 19 toneladas e capacidade para transportar 23 passageiros sentados, mais um cadeirante. Sua velocidade máxima alcança 70 quilômetros por hora e seus dois motores, com potência total de 270 cv, estão embutidos nas rodas do eixo traseiro.

Segundo Vagner Rigon, o veículo tem autonomia superior a 250 quilômetros com única carga e a recarga total das baterias é feita em cinco horas. O veículo possui também sistema de frenagem regenerativa que recarrega as baterias. As baterias BYD têm longa vida útil (de 30 anos) e são muito seguras – à prova de fogo, não explodem mesmo expostas à chama direta – e são totalmente recicláveis.
Como já existem intenções de compra do ônibus BYD no Brasil, Vagner Rigon prevê a comercialização de 200 unidades em 2014. O preço do veículo no exterior situa-se na faixa de R$ 500 mil, segundo a empresa, 5% a mais do que o ônibus híbrido.

Transporte Mídia

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