Até o início do ano, os passageiros da Região Metropolitana do Recife eram completamente órfãos de qualquer tecnologia de informação sobre horários e rotas do transporte público. Em fevereiro passado, ganharam o aplicativo Cittabus, acessível para mais de dois mil ônibus e dez empresas. A partir desta quarta-feira (16/4), contam com mais um serviço: o Google Transit, nova ferramenta que permite aos usuários encontrar informações de acordo com sua localização. O Google Transit está sendo lançado de olho na Copa do Mundo, simultaneamente em outras cinco cidades: Manaus (AM), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Natal (RN) e Salvador (BA).
A nova ferramenta pode ser acessada pelo Google Maps
(www.google.com.br/maps), sem exigência de um novo aplicativo a ser
baixado nos celulares ou computadores. É acessível tanto para Android
quanto IOS. Há informações sobre as linhas de ônibus, rotas, horários de
partida e chegada, quantidade de paradas, distâncias e valor da tarifa
cobrada. Inclui informações não só do sistema de ônibus, mas também do
metrô. Em Recife, o Google Transit vai disponibilizar informações sobre
4.289 pontos, 398 rotas de ônibus e as três do metrô (Linha Centro, com
os ramais Jaboatão e Camaragibe, e a Linha Sul).
A estratégia do Google é oferecer o serviço em todas as 12 capitais
que sediarão jogos da Copa do Mundo. Além do Recife e das cinco cidades
que passaram a ter acesso na última quarta-feira, o Google Transit está presente
no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto
Alegre (RS), Fortaleza (CE) e em outros dez municípios brasileiros. “É
um serviço que queremos deixar disponível para o turista durante a Copa
do Mundo. É uma ferramenta que irá ajudá-lo bastante. No Google Maps já
disponibilizamos simulações de rotas de carro e a pé. Agora ele terá
mais uma opção. São rotas indicadas de forma rápida e prática. E, depois
dos jogos, é um dispositivo que ficará para a cidade”, explica o
diretor de novos negócios do Google no Brasil, Alessandro Germano.
A única desvantagem da ferramenta é que as informações não são em
tempo real. Foram coletadas tendo como base a programação oficial dos
gestores dos sistemas: o Grande Recife Consórcio de Transporte e a
Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). No caso do transporte por
ônibus, é provável que os horários previstos não coincidam com a prática
já que a programação raramente é cumprida devido à falta de prioridade
para os coletivos nas ruas, presos nos congestionamentos diários. “Mas
mesmo assim o usuário terá uma informação precisa de caminhos a serem
seguidos. Também contamos com a participação da população para
acrescentar informações e fazer correções sobre rotas”, argumenta o
diretor.
Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda
De Olho no Trânsito
Nenhum comentário:
Postar um comentário