Créditos: Mercedes-Benz/Divulgação
A Mercedes-Benz do Brasil – centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus e líder de mercado do segmento – tem presença muito importante numa experiência pioneira no País: o E-Bus, veículo montado sobre o chassi articulado O 500 UA de piso baixo. Este é o primeiro ônibus articulado do mundo totalmente elétrico, com 18 metros de comprimento e movido 100% a baterias, que encontra-se em fase de testes com passageiros na região Metropolitana de São Paulo.
“Nossa
participação no E-Bus ressalta a versatilidade do chassi O 500 no
transporte coletivo urbano, cuja qualidade, eficiência e rentabilidade
já são amplamente reconhecidas em ônibus padron com carroçaria até 13,2
metros de comprimento, nos articulados de 18 metros e nos
superarticulados de 23 metros para mais de 200 passageiros”, diz Ricardo
Silva, diretor geral de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz. “Mais uma vez, estamos oferecendo uma solução eficaz para novas demandas dos nossos clientes”.
A versatilidade do chassi O 500 da Mercedes-Benz
ganha mais evidência a partir do desenvolvimento, testes e utilização
de trações e combustíveis alternativos ao diesel de petróleo. O foco é a
redução de consumo e de emissão de poluentes, mantendo a rentabilidade
do cliente, melhorando a qualidade do ar e preservando o meio ambiente.
Com base na competência, experiência e conhecimento de seu Centro de Desenvolvimento Tecnógico, a Mercedes-Benz
é pioneira no uso de biodiesel e diesel de cana em veículos comerciais e
vem realizando testes com o motor bicombustível Diesel+GNV em ônibus
urbanos. Além disso, tem parcerias bem sucedidas com a Eletra em
veículos como o HíbridoBR, o trólebus e, agora, o E-Bus.
De acordo com Ricardo Silva, o desenvolvimento do E-Bus a partir do chassi O 500 articulado reforça também a presença da Mercedes-Benz
na geração de soluções para a mobilidade urbana. “Este modelo de
veículo, juntamente com o superaticulado O 500, tem se mostrado ideal
para os corredores exclusivos e o BRT (Bus Rapid Transit), sistemas em
expansão no Brasil, especialmente em cidades de médio e grande porte e
nas capitais que serão sedes da Copa do Mundo deste ano e das Olimpíadas
de 2016”, diz ele.
O E-Bus é fruto de parceria da Eletra, empresa
brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração
elétrica, com a Mitsubishi Heavy Industries e a Mitsubishi Corporation.
Com carroçaria Induscar/Caio e motor elétrico WEG, o veículo é equipado
com ar condicionado e tem capacidade para 150 passageiros.
Chassis O 500 são reconhecidos pela durabilidade e elevado conforto
Os chassis articulados O 500 da Mercedes-Benz
foram desenvolvidos para as operações severas do transporte coletivo
urbano de alta demanda, que se caracterizam pelo intenso ritmo de
anda-e-para. Graças a sua elevada robustez e resistência, eles asseguram
durabilidade e longa vida útil. Estes atributos são fundamentais para
um veículo como o E-Bus, especialmente pelo aumento de peso do ônibus
devido à introdução das 14 baterias do sistema de tração.
Diferencial
da linha O 500 no mercado, o sistema de suspensão totalmente pneumático
proporciona um excelente nível de conforto a bordo, garantindo a
satisfação do motorista e dos passageiros. A linha O 500 propicia
mais vantagens para os clientes. Seu sistema eletrônico sofisticado está
equipado com um painel de instrumentos que interage com todos os
módulos eletrônicos do chassi, através da rede CAN. Isso possibilita a
visualização de várias informações importantes de funcionamento do
veículo por meio do sistema de diagnose “on board”.
Mercedes-Benz lidera as vendas de articulados no Brasil
A Mercedes-Benz
lidera amplamente as vendas desse subsegmento de ônibus. Em 2013, entre
articulados e superarticulados da linha O 500, foram emplacadas mais de
350 unidades no País, o que significa uma participação superior a 90%
do mercado total. A Mercedes-Benz
oferece quatro opções de escolha para clientes desse subsegmento de
ônibus: os articulados O 500 MA e UA (piso baixo) e os superarticulados O
500 MDA e UDA (piso baixo).
Os modelos O 500 UA e UDA são
indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e
MDA são adequados a corredores que utilizam plataformas de embarque
elevadas. Todos os chassis articulados Mercedes-Benz
são indicados para corredores exclusivos e BRT, ficando a cargo dos
gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao
dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.Mercedes-Benz
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