Créditos: Helia Scheppa/JC Imagem
Nem duas, nem três estações. Agora, a previsão do governo do Estado é que o sistema Bus Rapid Transit (BRT) pernambucano entre em operação para a Copa do Mundo com cinco estações novas, três improvisadas na Avenida Conde da Boa Vista, e um terminal integrado, o TI da PE-15, em Olinda. Talvez, mais uma estação na Avenida Caxangá, na altura do Bairro do Cordeiro. Outra novidade: em dia de competição, o serviço BRT será exclusivo para quem for assistir aos jogos na Arena Pernambuco, com ingresso em mãos. Esse é o planejamento atual de operação que a Secretaria das Cidades está trabalhando para ter início no dia 7 de junho, a sete dias do primeiro jogo da Copa no Recife e a cinco dias do início do mundial. Os corredores Leste-Oeste e Norte-Sul, entretanto, só estarão funcionando plenamente, com todas as 45 estações, os três TIs construídos (Abreu e Lima, III e IV Perimetral), os elevados e o Túnel da Abolição (Zona Oeste do Recife), no fim do ano.
Essas são as previsões apresentadas pelo novo secretário estadual das
Cidades, Evandro Avelar, que garantiu que o atendimento ao torcedor que
estiver no Recife para assistir aos jogos da Copa do Mundo e quiser
chegar à Arena da Copa de BRT será feito com eficiência. A expectativa é
de que 6 mil pessoas optem pelo sistema de ônibus para chegar à Arena
durante os cinco jogos da competição realizados em Pernambuco, segundo
estimativa da Secretaria da Copa (Secopa).
O Corredor Leste-Oeste, o mais importante para o mundial, irá operar, a partir do dia 7 de junho, com as estações Guararapes e Derby (novas, com embarque em nível e pagamento antecipado da tarifa) e as três provisórias da Avenida Conde da Boa Vista (que terão pagamento antecipado, mas não terão embarque no mesmo nível dos BRTs nem serão refrigeradas). As estações novas terão ar-condicionado, mas ainda sem o sistema de informação ao usuário, que indica o horário dos coletivos em tempo real.
O Corredor Leste-Oeste, o mais importante para o mundial, irá operar, a partir do dia 7 de junho, com as estações Guararapes e Derby (novas, com embarque em nível e pagamento antecipado da tarifa) e as três provisórias da Avenida Conde da Boa Vista (que terão pagamento antecipado, mas não terão embarque no mesmo nível dos BRTs nem serão refrigeradas). As estações novas terão ar-condicionado, mas ainda sem o sistema de informação ao usuário, que indica o horário dos coletivos em tempo real.
Já o Corredor Norte-Sul, menos importante para a demanda de
passageiros interessados em chegar à Arena da Copa, mas mesmo assim com
um papel fundamental na alimentação do metrô e do Corredor Leste-Oeste,
entrará em operação com três estações novas: Tacaruna, 13 de Maio e
Riachuelo. A operação do Norte-Sul começará no TI da PE-15, em Olinda,
passará pela estação Guararapes e chegará à estação Recife do metrô. “O
ideal, sem dúvida, era que estivéssemos operando com mais estações.
Entendemos a cobrança da população e ela é correta. Mas é preciso
considerar o montante de investimentos que está sendo feito na
mobilidade do Grande Recife. Estamos falando de R$ 1,5 bilhão em
projetos pensados para a Copa do Mundo, sem dúvida, mas que ficarão para
a população”, lembrou Evandro Avelar.
O secretário explica o motivo de a operação nos dias de jogo ser
exclusiva para quem estiver com o ingresso. “Os corredores já estão
passando por alguns testes, os motoristas começaram a treinar nos
veículos. Mas essa operação que estamos montando é apenas para a Copa. O
teste do sistema começará pelo Leste-Oeste, em 17 de maio”, afirmou. O
restante do sistema BRT pernambucano entrará em operação gradativamente.
Evandro Avelar não quis adiantar, mas um cronograma está quase fechado
para os próximos meses, à medida que as obras vão sendo finalizadas.
“Nossa expectativa é que até o fim do ano tudo esteja operando
integralmente, com terminais integrados, túnel e todas as estações”,
prometeu o secretário.EMPRESAS SÃO PAULO E RODOLINDA JÁ FORA DO SISTEMA
Pelo menos duas empresas que hoje operam o transporte por ônibus na
Região Metropolitana do Recife já estão fora do futuro sistema que está
sendo licitado. As empresas São Paulo Ltda e Rodolinda Transporte e
Turismo Ltda não passaram na primeira fase da segunda etapa da
concorrência, que começou no início do ano e prevê uma nova operação
para as linhas que não atenderão ao BRT (Bus Rapid Transit). Na fase de
avaliação dos preços, as duas empresas deixaram de atender à exigência
de documento que garante recursos para a prestação dos serviços
contratados. Como o documento não foi apresentado, foram
desclassificadas pela Comissão de Licitação.
A São Paulo e a Rodolinda disputavam o lote 6 juntamente com a
empresa Rodoviária Caxangá S/A, única classificada. Depois de quase dez
anos de discussões e ensaios, o governo de Pernambuco lançou a licitação
do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife,
dividida em duas etapas. A primeira, que licitou os Corredores
Leste-Oeste e Norte-Sul de BRT, teve o contrato assinado em novembro de
2013 e já deu início a fase de testes na primeira semana de abril. A
segunda etapa da licitação passou pela avaliação de preços e no final de
março foram abertos os envelopes de habilitação, que é a fase atual,
onde está sendo avaliada a documentação das empresas. Não há prazo, por
enquanto, para o resultado finalA segunda etapa representa um sistema avaliado em R$ 10,5 bilhões, com os corredores: José Rufino e Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte, Beberibe e Presidente Kennedy, Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca.
JC Online
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