A Mercedes-Benz do Brasil alcançou, no último mês de abril, três anos de atuação oficial nas redes sociais, que teve início, em 2011, com a fanpage de automóveis no Facebook. Na semana passada, com a estreia de uma fanpage exclusiva para ônibus, a marca passou a contar com 15 canais oficiais de relacionamento nas redes sociais, envolvendo também Youtube, Blogs, Twitter e Instagram.
“Nossa Empresa é reconhecida no mercado por
efetivamente interagir com os clientes e admiradores da marca nas redes
sociais, dando retorno rápido e com qualidade de informações, dúvidas e
sugestões”, diz Jaqueline Neves, gerente Sênior da área Serviço ao
Cliente e Concessionário Brasil.. “Somente no último mês de abril,
batemos o nosso recorde, com mais de 700 interações por meio desses
canais. Temos recebido muitos elogios de clientes surpreendidos com o
excelente atendimento oferecido a eles”.
Os 15 canais oficiais da
marca nas redes sociais oferecem abordagens específicas, de conteúdo e
linguagem, para cada área de atuação da Empresa: automóveis Mercedes-Benz, smart, caminhões, ônibus, Sprinter e América Latina.
A
qualidade do retorno oferecido aos usuários apoia-se num trabalho de
parceria. A criação de conteúdo fica a critério das áreas de marketing
da Empresa e das agências de publicidade. Já a Central é responsável
pelas interações e gerenciamento dos diversos canais.
Além das
interações nos canais oficiais, a Central utiliza outras ferramentas de
comunicação online para se relacionar com clientes, admiradores e outros
públicos. Em abril, por exemplo, realizou cerca de 1.000 atendimentos
via chat, recebeu e deu andamento a mais de 1.000 e-mails e monitorou
aproximadamente 90.000 citações da marca na Internet.
De acordo
com Jaqueline, além dos canais oficiais, a Central também realiza o
monitoramento da rede em geral. Dessa forma, se um determinado cliente
postar algum conteúdo em seu perfil pessoal, a equipe da área, através
de uma ferramenta de busca que identifica palavras-chave, detecta tal
comentário e pode agir ou não, de acordo com o conteúdo. “Além disso,
pontualmente repassamos relatórios e observações de clientes, com as
informações que coletamos, para as áreas responsáveis”, diz a gerente.
Fanpage de ônibus no Facebook tem foco em razão e emoção
No último dia 5 de maio, a Mercedes-Benz
lançou a fanpage de ônibus no Facebook. O objetivo é valorizar a marca e
incrementar o relacionamento com diversos públicos do segmento, como
empresários, executivos, compradores, motoristas, cobradores, usuários,
busólogos e admiradores da marca.
“Serão dois posts por semana
focando tanto os aspectos emocionais, quanto técnico, tecnológico e
funcional ligados ao produto e ao segmento”, afirma Curt Axthelm,
gerente de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este número poderá ser ultrapassado em razão de algum acontecimento ou evento”.
Curt diz que a fanpage de ônibus reforçará ainda mais a imagem da Mercedes-Benz
como referência do setor. “Somos líderes destacados de vendas de ônibus
no Brasil e nas exportações do setor. Além disso, nossa Empresa sempre
deu contribuição essencial para a evolução do ônibus no País, sendo
referência em desenvolvimento tecnológico de veículos e em soluções para
transporte urbano e rodoviário de passageiros, para a mobilidade urbana
e para o uso de combustíveis alternativos em frotas de ônibus”.
Clique AQUI e conheça a Fanpage de ônibus da Mercedes-Benz
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