Créditos: JC Imagem/Divulgação
Começou às 4h desta terça-feira (13) a eleição para a presidência do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco (STTREPE). Em 14 pontos da cidade, motoristas e cobradores de ônibus foram votar em um dos três candidatos, Patrício Magalhães (Chapa 1), Roberto Carlos Torres (Chapa 2) e Benílson Custódio da Silva (Chapa 3). Segundo o Ministério Público de Trabalho (MPT), nas primeiras horas da manhã, o pleito transcorreu com tranquilidade.
De acordo com o órgão, o dois únicos
incidentes, na madrugada, tiveram relação com o fato de dois
trabalhadores terem comparecidos ao local de votação sem o documento
oficial com foto. Os rodoviários portavam apenas o Vale Eletrônico
Metropolitano (VEM).
“É imprescindível que os trabalhadores
estejam com algum documento oficial com foto, para exercerem o direito
de voto”, orientam os procuradores do Trabalho, José Laízio Pinto Júnior
e Renato Saraiva, que já estiveram hoje pela manhã nas urnas
localizadas nas garagens da Borborema e da Vera Cruz, empresas com o
maior número de votantes, 671 e 453, respectivamente.
No pleito, três chapas disputam a
representação da categoria, formada por, em média, 12 mil trabalhadores,
pelos próximos 5 anos. Os 3.402 trabalhadores da categoria, aptos a
votar, terão até a meia-noite desta terça (13). A apuração das urnas
acontece logo na sequência.
RETROSPECTO - Em janeiro deste ano, a
categoria entrou em conflito interno, devido a discordâncias relativas
ao processo de convocação da eleição. Grupos de oposição acusavam o
atual presidente Patrício Magalhães de manipular os prazos a fim de
anular a criação de outras chapas concorrentes. Motoristas e cobradores
chegaram a realizar uma forte paralisação no dia 31 de janeiro. Por sua
vez, Patrício desqualifica as críticas oposicionistas, alegando estar em
dia com o que manda a lesgislação sindical.
Frente a esse impasse, a Procuradoria
Regional do Trabalho da 6ª Região interviu, dilatando os prazos para que
outras chapas participassem e a eleição contentasse a categoria.
JC Online
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