Os ônibus dotados de três eixos, mais conhecidos como trucados, surgiram como uma opção para linhas de grande demanda que não podiam receber ônibus articulados. Várias empresas no Nordeste investiram nesse tipo de veículo num primeiro momento.
No Recife, as responsáveis pela chegada dos trucados foram a Itamaracá e a Cidade Alta. A primeira comprou seus primeiros três eixos em 2003, modelo Caio Apache VIP I, com chassi Volkswagen 17-210 OD. Ao todo foram 20 unidades. Em 2004, a empresa traz mais 10 veículos desse porte, modelo Busscar Urbanuss Pluss, com chassi Volkswagen 17-210 EOD.
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Depois disso, Recife passou 8 anos sem investimentos em veículos trucados. As empresas preferiam investir em ônibus alongados ou articulados. Mas no começo de 2012, essa realidade começou a mudar. A Vera Cruz comprou 10 Apache VIP I que a Itamaracá aposentou. Isso representou o primeiro passo do que estaria por vir.
No mês de abril, uma grande surpresa: a CRT adquire 5 Mascarello Gran Via Volvo B270F trucados. Os ônibus, além de serem os primeiros da nova versão do modelo em PE, ainda trazem outra grande novidade: o terceiro eixo direcional, o que facilita bastante sua operação. Eles já entraram em circulação, na linha 432 CDU (Várzea).
Créditos: Daniel Cleiton Bezerra/Ônibus Brasil
Créditos: Clayton Leal/Blog Meu Transporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário