Além de enfrentar ônibus lotados, os cidadãos ainda precisam ter jogo de
cintura para driblar inconvenientes como o cansaço, o sol forte e as
chuvas. Foto: Júlio Jacobina/DP/D.A Press
Descontentamento e reclamações se acumulam. Internautas do Cidadão Repórter usaram o fórum de jornalismo colaborativo para pedir paradas mais confortáveis, principalmente em bairros da periferia do Recife, que às vezes contam apenas com uma placa sinalizando o local de embarque e desembarque. A reclamação postada do fórum é referente ao bairro de Nova Descoberta, no Recife, mas não é difícil encontrar o problema em outros locais da Região Metropolitana (RMR).
Ao todo, a existem 6.238 paradas na RMR e apenas cerca de 50% deste total têm abrigo, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). A empresa, no entanto, possui uma ação específica para restaurar essas estruturas, chamada de Plano de Ação para Melhorar os Abrigos da RMR. Em nota, a assessoria do Grande Recife informa que já recuperou 1.100 paradas, no primeiro semestre de 2012.
Mas quem estiver insatisfeito com a qualidade das paradas que utiliza pode entrar em contato para sugerir a troca ou a inclusão de abrigos através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800-081-0158. As solicitações também podem ser feitas por um ofício protocolado na sede do Grande Recife. É importante frisar que ao registrar as reclamações, o cidadão deve fornecer o máximo de informações possíveis, como quais são as paradas e pontos de referências, para a empresa localizá-las com mais rapidez.
O principal critério adotado no momento de decidir quais pontos receberão cobertura é o espaço. A empresa analisa se a instalação de uma estrutura maior não irá atrapalhar a circulação no local ou comprometer o funcionamento de estabelecimentos comerciais e residências. “Ao receber as solicitações, técnicos vão ao local para avaliar a possibilidade de instalar bancos e coberturas. Quando há impossibilidade para implantação de mudanças, é por causa da obstrução que isso provocaria”, esclarece o Consórcio.
Serviço:
Sede do Grande Recife Consórcio de Transporte
Local: Cais de Santa Rita, 600, Santo Antônio,
Telefones: 3182-5500 ou 3182-5510
Central de Atendimento ao Cliente: 0800-081-0158
Diário de Pernambuco
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