Creditos: Comil/Divulgação
O crescimento previsto do setor de fretamento tem feito com que as empresas fabricantes de chassis e carrocerias aproveitem o momento para oferecer os mais variados tipos de ônibus. O setor é amplo e engloba desde miniônibus para deslocamentos curtos, como entre hotéis e aeroportos, até suntuosos modelos de dois andares dotados de itens de luxo, como DVDs, climatizadores e até salões de jogos.
Um segmento dentro do fretamento que é considerado promissor é o que atende a demandas como transportes de trabalhadores ou ligações curtas para executivos. No entanto, estes ônibus que antes eram simples demais, agora precisam, por exigência do mercado, oferecer bom custo de aquisição e manutenção sem deixar de lado itens de conforto e que tragam até mesmo ar de requinte.
Um dos modelos mais recentes para esta aplicação, além para o uso em linhas seletivas metropolitanas, é o Comil Versatile Gold. O modelo é intermediário entre o Versátile antigo e o Comil Campione 3.25, o veículo mais simples da família Campione que conta até mesmo com ônibus de dois andares.
A fabricante de ônibus divulgou nesta segunda-feira que, em três semanas de comercialização, já vendeu 70 unidades do modelo, lançado na Transpúblico, feira de transportes e mobilidade que ocorreu em São Paulo na metade do ano.
Mas a Comil prospecta vendas ainda mais significativas. Sem divulgar o nome da viação, a Comil informou que negocia 80 veículos para uma empresa que atua nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com a fabricante, já foram vendidas unidades para empresas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Recife, Amazonas, Bahia e Ceará.
A fabricação começa agora em setembro e as primeiras unidades serão entregues em outubro. Já estão rodando pelo país para demonstração três unidades sobre chassis Mercedes Benz, Volkswagen/MAN e Volvo.
O Comil Versatile Gold vai circular em demonstração também na América Latina. A partir desta quinta-feira, dia 5 de setembro, vai participar da Caravana Volvo no Chile. Outros modelos da Comil participarão da Caravana que termina no dia 13 de novembro.
O ônibus possui um design mais moderno, com linhas mais limpas e leves e efeito que produz afinamento frontal e transfere para as laterais a continuidade das linhas de estilo do veículo, aumentando, segundo a fábrica, os ganhos de aerodinâmica.
O modelo compartilha peças com outros veículos da Comil, o que de acordo com a encarroçadora, diminui os custos de manutenção e facilita os estoques. Por dentro, o isolamento acústico foi aperfeiçoado e a iluminação é com lâmpadas de Led. As saídas de ar condicionado são direcionais, há porta-objetos, porta-copos e espaço ampliado para o posto do motorista.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Blog Ônibus Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário