No último dia 17, entrou em operação o 17° terminal integrado da Região Metropolitana do Recife, o TI Xambá, em Olinda. Desde então, você tem acompanhado aqui no "Maxi Ônibus Olinda" os ajustes que vem sendo no novo equipamento, bem como as queixas dos usuários.
A maioria das reclamações que são registradas no começo das atividades de um terminal são fruto da dificuldade da população de se acostumar com a nova dinâmica. Transporte é hábito: quem costumava pegar um ônibus para ir até o centro e agora tem que pegar dois certamente achará a ideia ruim. Mas, a medida que o tempo passa, a ideia é aceita.
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Porém, acredito que em alguns detalhes o Grande Recife Consórcio de Transporte realmente falhou. O principal deles é a questão da interligação com outros terminais, essencial para a existência do SEI. Atualmente, o TI Xambá só tem ligação direta com o TI Joana Bezerra. Mas, está isolado de outros dois que ficam bem mais próximos: PE-15 e Macaxeira.
No projeto inicial do TI Xambá, existia a ligação com os dois terminais: no caso da PE-15, seria feita pela linha 883 TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral); já na Macaxeira, seria criada a 803 TI Xambá/TI Macaxeira. Não se sabe o motivo pelo qual esta conexão ficou apenas no papel.
Tal ligação beneficiaria centenas de usuários que precisam se deslocar do TI Xambá para Paulista, UFPE, BR-101, entre outros lugares, e atualmente são obrigados a enfrentar uma longa contramão até o TI Joana Bezerra, ou até mesmo a pagar duas passagens.
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Condições operacionais, a meu ver, não seriam problemas: apesar do TI Macaxeira já estar saturado de linhas, seria possível colocar as atuais 902 Mirueira/Macaxeira e 948 Arthur Lundgren II/Macaxeira para dividir apenas um embarque, abrindo espaço para a rota do TI Xambá. Já no TI PE-15, há dois pontos de parada sobrando, um em cada plataforma, locais perfeitos para inserir a 883.
Espero que o GRCT possa fazer essas alterações para que o TI Xambá disponibilize mais opções aos usuários, contribuindo assim para a melhora do transporte público.
Guto de Castro
Guto, hoje vi um Itamaracá 315 saindo do terminal da pe-15 com umas peças instaladas no teto, como se fossem moldes de um possível ar-condicionado... Estaria a Itamaracá já se adequando ao que foi solicitado no edital? Sabes alguma coisa?
ResponderExcluirNataniel, na verdade aquilo é um climatizador. Funciona mais ou menos assim, o equipamento sai lançando vapor d'água para refrescar o ambiente. É uma alternativa mais barata ao ar-condicionado, porém bem menos eficiente. Mas isso não é adequação ao edital não, é só um teste da empresa mesmo. Os carros nos padrões do edital (motor traseiro, ar-condicionado, configuração BRT) devem chegar só ano que vem.
ExcluirAbraço!