A Volvo Bus Latin America firmou um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Curitiba (PR) para instalar na cidade um projeto piloto chamado Green Light. Trata-se de uma solução de telemática que contribui para melhorar a mobilidade urbana.
“Temos uma parceria histórica com Curitiba desde a década de 1970, quando desenvolvemos os primeiros ônibus articulados para a cidade. E mantemos nosso compromisso de trazer para Curitiba tudo o que há de mais moderno e inovador em transporte urbano de passageiros no mundo. A cidade aceitou, mais uma vez, a demonstração de um projeto da Volvo”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
O projeto funciona a partir da instalação de um dispositivo eletrônico no painel do ônibus, que se conecta a uma antena instalada no semáforo. Esta antena envia ao veículo os tempos das fases do semáforo, permitindo que o sistema calcule a velocidade ideal para o ônibus chegar ao cruzamento com o sinal aberto. Se a velocidade necessária não é compatível com as condições e regas de tráfego, o motorista pode ficar mais tempo parado no ponto.
“Com estas informações a disposição, o motorista tem mais controle da operação e pode dirigir de forma mais inteligente. Ele consegue, por exemplo, controlar os tempos de chegada e parada nos pontos, oferecendo mais tempo para o embarque e desembarque de passageiros”, explica Vinícius Gaensly, responsável pela área de telemática da Volvo Bus Latin América.
Além de Curitiba, a solução está em demonstração em Gotemburgo, na Suécia; em Viena, na Áustria; e em Salermo, na Itália.
Os recursos para o desenvolvimento do Green Light e instalação do projeto nas cidades onde está sendo apresentado são do Vinnova, um fundo sueco que investe em pesquisa e desenvolvimento de projetos inovadores.
Portal Ônibus Paraibanos/Transporta Brasil
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