sábado, 30 de junho de 2012

Na Stock Car, ônibus também é destaque

Ônibus de luxo é usado para transporte das equipes da A.Mattheis Motorsports. Veículo possui poltronas que se moldam ao corpo do passageiro e altura interna maior

 Créditos: Refrescante.com/Acervo

Carros velozes, com design esportivo e que emitem aquele ronco de motor que faz os amantes do automobilismo suspirarem. Mas além destas máquinas, um outro veículo tem chamado a atenção na Stock Car. Ele não é tão veloz, e bem mais silencioso, mas seu design e porte chamam a atenção.

Trata-se de um ônibus de luxo que presta serviços pela A. Mattheis Motorsports que prepara os carros das equipes Shell Racing, dos pilotos Alceu Feldmann e Valdeno Brito, e Red Bull Racing, de Cacá Bueno e Daniel Serra.

De propriedade do empresário Andreas Mattheis, que já foi piloto e atua agora como chefe de equipes de diversas mobilidades do automobilismo, a empresa tem sede em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

O ônibus das equipes da A.Mattheis é do modelo Paradiso 1200, da Geração Sete, encarroçado sobre chassi Scania K 340. O veículo é usado para os transportes das equipes no Brasil e na América Latina.

 Créditos: Blog Ponto de Ônibus/Acervo

As 32 poltronas são do tipo semileito e mais largas que as encontradas no mercado deste mesmo padrão: 1,06 metro. Elas possuem apoio para descansar os pés, são de viscoelástico, que se amoldam ao corpo do passageiro, e cinto de segurança retrátil.

O conforto para as equipes não para por aí. O ônibus possui ar condicionado com dutos individuais, rádio com CD e entradas para USB e MP3, aparelho de DVD, três monitores de LCD com 15,4 polegadas e porta pacotes com iluminação em LED, a exemplo de todo o sistema de luzes interiores.

Na parte de trás do veículo há uma sala de estar com geladeira e dois sofás espaçosos. Sanitário e vários porta-copos e porta-revistas são outros itens de conforto.

Outra característica que deixa o veículo mais confortável é a altura interna de 1,93 metro, podendo receber sem nenhuma dificuldade pessoas de maior estatura.

Em relação à funcionalidade, a carroceria apresenta sistema multiplex, que auxilia o controle de inclinação e as informações são passadas ao computador de bordo do painel, porta de embarque e desembarque pantográfica com travamento automático e porta que separa o salão de passageiros da entrada e do motorista do tipo deslizante, que aproveita melhor o espaço interno.

A empresa A.Mattheis Motorsports tem 20 anos de existência e acumula quatro títulos da Stock Car, dois na GT3 Brasil, um na Mil Milhas Brasileiras (2003 e 2005), um Brasileiro de Endurace (2004) e Corrida do Milhão, em 2005.

Além de preparar os carros para a Stock Car da Red Bull Racing e da Shell Racing, também equipa os Lamborghini Gallardo e Mercedes Benz SLS, que correm pela GT 3 Brasil.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Canal do Ônibus

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