Créditos: Blog Meu Transporte/Acervo
A área sul da Região
Metropolitana do Recife está prestes a ter uma mudança radical no
sistema de transporte coletivo, pois já se encontram prontos os
terminais integrados de Cajueiro Seco e Tancredo Neves que juntos
esperam atender a mais de 100 mil usuários por dia. Os novos terminais
estão dentro das normas de acessibilidade, elevadores, escadas rolantes, bicicletários e estacionamentos para carros.
Terminal de Cajueiro Seco
Este terminal que fica em Jaboatão dos Guararapes, receberá 11 linhas de ônibus das quais a maior parte vem da Cidade do Cabo de Santo Agostinho, estas linhas deixarão de ir ao centro do Recife possibilitando para muitos outras formas de deslocamento, como o Metrô, por exemplo, que também será integrado a este terminal. Cerca de 80% das linhas serão integradas com tarifa A, ou seja, existem algumas linhas que hoje operam com a tarifa B (R$ 3,25) e que terão suas tarifas reduzidas para o anel A (R$ 2,15), ou 49% a menos.
Este terminal que fica em Jaboatão dos Guararapes, receberá 11 linhas de ônibus das quais a maior parte vem da Cidade do Cabo de Santo Agostinho, estas linhas deixarão de ir ao centro do Recife possibilitando para muitos outras formas de deslocamento, como o Metrô, por exemplo, que também será integrado a este terminal. Cerca de 80% das linhas serão integradas com tarifa A, ou seja, existem algumas linhas que hoje operam com a tarifa B (R$ 3,25) e que terão suas tarifas reduzidas para o anel A (R$ 2,15), ou 49% a menos.
Uma das grandes vitórias
ficou pela luta da comunidade do Conj. Marcos Freire, na qual sua
integração vai possibilitar a redução da tarifa de ônibus e
conseqüentemente mais pessoas poderão aderir aos ônibus na comunidade.
Créditos: Blog Meu Transporte/Acervo
Serão 03
linhas inter-terminais, que ligará o T.I de Cajueiro aos Terminais do
Cabo, Barro e Afogados. Isso sem falar que é neste terminal que será
integrado o Corredor da BR-101 que receberá uma linha vinda de Igarassu,
através do Corredor de ônibus da BR-101.
Porém o terminal não terá linhas para o centro do Recife como era esperado, a população terá apenas o Metrô como opção para chegar ao centro da cidade, o que pode agravar ainda mais os problemas enfrentados pelas linhas circulares que saem dos TI's de Joana Bezerra e Recife, e a pergunta que fica no ar é, se hoje as linhas circulares com seus pequenos ônibus já não suportam tantos passageiros, será que com este aumento de demanda vai conseguir? É o chamado caos à vista.
Porém o terminal não terá linhas para o centro do Recife como era esperado, a população terá apenas o Metrô como opção para chegar ao centro da cidade, o que pode agravar ainda mais os problemas enfrentados pelas linhas circulares que saem dos TI's de Joana Bezerra e Recife, e a pergunta que fica no ar é, se hoje as linhas circulares com seus pequenos ônibus já não suportam tantos passageiros, será que com este aumento de demanda vai conseguir? É o chamado caos à vista.
A Inauguração está dependendo do fim da greve dos metroviários.
Abaixo as Linhas que atenderão a este terminal nos próximos dias.
Créditos: Blog Meu Transporte/Acervo
Tancredo Neves
Previsto para ser inaugurado no começo do ano, este terminal é um dos mais problemáticos para entrar em operação, pois as comunidade do Ibura não aceitam a forma de implantação deste terminal, os maiores problemas são a falta de reuniões conjuntas com o GRCT, CTTU e METROREC, orgãos envolvidos mais que diretamente para implantação deste terminal, em relação a CTTU, sistema viário precário e sem prioridades para os ônibus, usuários e lideranças reclamam do abandono da principal via da Ibura, Av. Dois Rios, com seus constantes engarrafamentos, além de uma Mascarenhas de Moraes sem priorização para os ônibus.
Previsto para ser inaugurado no começo do ano, este terminal é um dos mais problemáticos para entrar em operação, pois as comunidade do Ibura não aceitam a forma de implantação deste terminal, os maiores problemas são a falta de reuniões conjuntas com o GRCT, CTTU e METROREC, orgãos envolvidos mais que diretamente para implantação deste terminal, em relação a CTTU, sistema viário precário e sem prioridades para os ônibus, usuários e lideranças reclamam do abandono da principal via da Ibura, Av. Dois Rios, com seus constantes engarrafamentos, além de uma Mascarenhas de Moraes sem priorização para os ônibus.
Blog Meu Transporte/Acervo
Com relação ao METROREC,
nenhum representante do metrô compareceu as reuniões das comunidades
junto com o GRCT, o que deixou muitas lideranças indignadas devido a
fatos que poderiam ser esclarecidos pelo próprio metrô, como por exemplo
a chegada de novas composições, intervalos entre outros.
Depois de resolver estas
pendências, este terminal entrará em operação provavelmente com 21
linhas em sua maioria oriundas do Ibura, além de novas linhas que
integraram ao Bairro de Boa Viagem e Candeias.
As linhas alimentadoras terão cada uma seu espaço de embarque tipo plataforma, para evitar furões de filas.
Além destas linhas, serão criadas as Linhas Tancredo Neves/Macaxeira, Tancredo Neves/Cde da Boa Vista e Tancredo Neves/IMIP.
Além destas linhas, serão criadas as Linhas Tancredo Neves/Macaxeira, Tancredo Neves/Cde da Boa Vista e Tancredo Neves/IMIP.
O certo é que estes dois terminais vão mudar radicalmente a vida de milhares de pessoas, seja para o lado bom, seja para o lado ruim, porém é uma estratégia do governo integrar não somente as linhas da área sul, mas de todos os bairros da região metropolitana com a ampliação do SEI (sistema Estrutural Integrado).
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