Créditos: Guto de Castro/Acervo
Na divisão automotiva, com as vendas de caminhões e ônibus, a marca obteve receita de € 9,23 milhões em 2012, queda de 9% sobre o ano anterior. Em volumes, as vendas recuaram 16%, para 67,4 mil unidades contra as 80,1 mil de 2011. No segmento de caminhões, a Scania vendeu 15% menos em 2012, para 61 mil unidades, puxada pela queda de 35% das entregas na Ásia. Os negócios foram menores nas principais regiões: Europa, com queda de 15%, para 27,7 mil, e América Latina, que registrou recuo de 13%, para 15,3 mil caminhões.
No mercado de chassis de ônibus, a Scania entregou 6,3 mil unidades, 21% abaixo do resultado apurado em 2011, também devido ao baixo desempenho do mercado asiático, cuja queda foi de 37% (2,0 mil), seguido por Europa, -32% (1,3 mil) e América Latina, -16% (2,7 mil).
Apesar do resultado negativo em todos os principais mercados, a Scania destacou o desempenho da América Latina, impulsionado pelo Brasil, onde os subsídios, como taxas menores de juros no Finame PSI impactaram positivamente a demanda, principalmente no último trimestre do ano. Por aqui, as vendas da marca recuaram 18,5%, com a venda de 14,8 mil veículos, entre caminhões e ônibus.
AJUSTES
A Scania decidiu, no fim do ano passado, reduzir a taxa de produção diária na Europa em pelo menos 15% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o último trimestre de 2012. Em contrapartida, a utilização da capacidade na América Latina aumentará no mesmo período, mas a empresa não divulgou o índice de elevação.
Automotive Business
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