Créditos: Teresa Maia/Diário de Pernambuco
As obras da 4ª perimetral na BR-101 começam hoje. A requalificação da rodovia federal é o primeiro passo para a implantação do futuro corredor de BRT, no trecho que passa pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista e Abreu e Lima, também conhecido como contorno Recife.
Orçada em R$ 216 milhões, a requalificação inclui a remoção de todas
as placas de concreto e do antigo asfalto, além do revestimento do
acostamento e capinação. Essa etapa prevista para demorar dois anos é
apenas uma preparação para a implantação do sistema BRT na perimetral,
que não está licitado e não há mais previsão da Secretaria das Cidades,
que deve deixar a missão para o próximo governo.
Principal via de contorno do Recife, a BR-101 é hoje a imagem do
abandono. O volume médio diário de tráfego na via é de 36 mil a 58 mil
veículos por dia, sendo 20% de caminhões de carga. A via, que já
funciona como trecho urbano, recebe 13 linhas de ônibus, que transportam
mais de 120 mil passageiros por dia.
“A BR-101 hoje é utilizada pela população como uma via urbana e não
mais como uma rodovia, o que eleva a importância desta obra para a
Região Metropolitano do Recife”, ressaltou o secretário das Cidades,
Danilo Cabral.
O projeto de requalificação será iniciado no trecho que engloba o
viaduto Diper I até a ponte sobre o Rio Paratibe, no município de
Paulista, totalizando dois quilômetros de extensão. A escolha dos
trechos que vão entrar em obra levou em conta a redução de transtornos
no trânsito durante a Copa do Mundo.
A ideia é priorizar as áreas que possuem vias secundárias ou pistas
locais, que poderão ser usadas como alternativas de fuga para os
veículos. É o caso do trecho que entra em obras hoje. Os motoristas que
trafegam no sentido Norte/Sul terão a pista local e mais a faixa da
esquerda da rodovia. As obras serão concentradas na pista da direita e
no acostamento.
O segundo trecho da obra de 2,4 km será a partir da divisa do
município de Paulista até a Ponte sobre o Rio Beberibe com prazo
previsto de setembro a dezembro deste ano. E o terceiro e último trecho
com os 26,3km restantes só deve começar em janeiro de 2015 e com
previsão de ser concluída em dezembro do mesmo ano. O cronograma da obra
depende da remoção da tubulação da Copergás.
Dos recursos que serão aplicados nessa primeira etapa, R$ 182 milhões
são oriundos do governo federal e R$ 34 milhões do governo do estado.
Já a obra do futuro corredor de transporte, que aguarda licitação, prevê
38 estações de embarque e desembarque, novas passarelas para pedestres,
viadutos, pontes, elevados, ciclovia e a reconstrução do TI da
Macaxeira.
Diário de Pernambuco
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