Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda
O ano de 2013 foi histórico para a Scania. A empresa bateu seu recorde de emplacamentos de caminhões e ônibus desde que chegou ao País em 1957, com 20.824 unidades, e liderou a categoria dos pesados. Além disso, viu o R 440 ser o caminhão mais registrado não apenas entre os pesados, mas também de toda a indústria, bem como foi a responsável pelo maior crescimento nos semipesados e atingiu volume histórico nos veículos fora de estrada. O Brasil se tornou, mais uma vez, o principal mercado para a venda de caminhões, chassis de ônibus e peças da Scania no mundo.
"A
Scania vem se destacando por oferecer soluções de vendas de transporte
de carga e de passageiros com veículos e serviços integrados que
proporcionam superior economia de combustível, produtividade,
rentabilidade e baixo custo operacional", afirma Eronildo Santos,
diretor de Vendas de Veículos da Scania do Brasil. "O transportador está
cada vez mais profissionalizado e acompanhamos as demandas dos clientes
com melhorias continuas nas linhas de produtos, serviços, no
treinamento e segmentação da força de vendas e na reestruturação,
ampliação e padronização da rede de concessionárias. Vivemos em um novo
mercado."
A
Scania foi a fabricante que obteve o maior incremento de emplacamentos
no mercado total de caminhões. Foram registradas 19.698 unidades entre
semipesados e pesados, que geraram alta de 77,8% sobre o montante de
11.078 relativo a 2012. Nesse caso, a participação subiu de 8% para
12,7% dentre todas as categorias da indústria.
Se
forem levadas em conta apenas as faixas de atuação da marca, o mercado
acima de 16 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT), a fatia da
Scania subiu de 12,7% para 19%, e o índice de alta, de 77,8% ante 2012,
também configurou o maior entre os concorrentes.
Alta de 8,6% nos registros de chassis de ônibus
A
Scania emplacou em 2013 um total de 1.126 chassis de ônibus entre
urbanos e rodoviários. O crescimento na faixa urbana foi de 43% (113
unidades) e na rodoviária de 5,7% (1.013 produtos).
Na
linha urbana, o destaque são os modelos de motor dianteiro. No ano
passado, a marca realizou o Scania Experience para promover a nova faixa
de atuação e passou por 23 cidades. A partir de então, a procura pelos
clientes vem aumentando. Clientes tradicionais como o Grupo Rosa, que
adquiriu 40 unidades para renovar a frota urbana de Itapetininga (SP), o
Grupo Jundiá (21 unidades), a JSL com 24 produtos, e o Grupo Boa
Esperança, que comprou 22 modelos para atuar em operações no norte do
País, são exemplos da crescente aceitação dos produtos F 250.
No
mercado rodoviário, destaque para a venda ao Grupo Gontijo de 102
unidades do K 400 6x2. Foi o primeiro lote de modelos Euro 5 vendido a
este cliente. Todos os chassis foram equipados com caixa automatizada
Scania Opticruise, freio auxiliar Scania Retarder e freios EBS.
Scania
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