Créditos: Notícias Automotivas/Divulgação
A Volkswagen Caminhões e Ônibus – divisão da MAN no Brasil e América Latina – está estreando no segmento de trólebus no Brasil. Os veículos inicialmente serão usados na cidade de São Paulo e utilizam o chassi do modelo 17.280 com piso baixo.
As primeiras 10 unidades já foram entregues e apresentam carroceria
da CAIO e propulsor elétrico da catarinense Eletra. Motor e transmissão
originais foram substituídos por um elétrico, bem como chicote completo e
módulo de controle.
Montados em Resende/RJ, o trólebus VW 17.280 segue para Botucatu/SP,
onde é encaroçado pela CAIO e depois enviado para a Eletra, onde passa
pelos testes finais. O processo de produção completo demora 180 dias.
Muito difundido no Brasil em décadas passadas, o trólebus caiu em
desuso em várias cidades brasileiras, mas agora volta com força nos
grandes centros urbanos, por ser um veículo com emissão zero de
poluentes. A única desvantagem é a necessidade de uma rede aérea para
seu funcionamento.
Notícias Automotivas
Nenhum comentário:
Postar um comentário