Seguindo com série vamos aos rodoviários. Como podemos identificar um
O-370,
O-371 ou
O-400? Há quatro tipos: O
R,
RS,
RSL e
RSD que variam em comprimento, altura e número de eixos.
Regra comum para toda a série:
Modelo
R: Suspensão de feixe, 6 janelas.
Modelo
RS: Suspensão a ar, 7 janelas sendo a última menor que as demais.
Modelo
RSL (O-371 e O-400): Suspensão a ar, 7 janelas grandes, dois eixos.
Modelo
RSD: Suspensão a ar 7 janelas grandes, três eixos. Eles são também
mais altos que os demais.
Para identificar a série
O-370 em boa parte podemos reparar pelos dois piscas laterais, um perto de cada caixa de rodas e a ausência de pisca acima da alça do bagageiro:
O-370R com piscas laterais acima das caixas de roda. Foto: Cristiano Lacerda.
O-370RS com piscas laterais acima das caixas de roda. Foto: Jones Jbus-BH.
O-370RSD com piscas acima das caixas de roda e sem friso lateral. Foto: Eliziar Maciel Soares.
O-370RSD sem o terceiro eixo, virou um "RSL" mais alto. Foto: Marcelo Malaquias.
Já a série
O-371 manteve as características do antecessor e possuem piscas laterais menores que do
O-370, um deles na porta do bagageiro. Os modelos
1987 porém sairam com os dois piscas do
O-370 ou então um misto podendo dificultar um pouco a identificação:
O-371R de 1987, piscas iguais aos do O-370R. Foto: Eduardo Reis.
O-371R com piscas laterais menores. Foto: Anderson Lopes.
O-371RS com piscas laterais menores. Foto: Tiago Liberato.
O-371RSL, um carro mais longo e dois eixos. Foto: Felipe Pessoa de Albuquerque.
O-371RSD com piscas laterais menores. Foto: Gean Brito.
O-371RSD de 1987. Foto: Mauricio A. Borges.
O-371RSL com frente e traseira de O-400, entretanto o borrachão do teto permaneceu. Foto: José Carlos Santiago.
A série
O-400 por fim tem frente e traseira novas, com faróis redondos, entre outros detalhes sem o borrachão do teto das séries anteriores. Se tiver é muito provável que se trata de um
O-371 com frente e traseira de
O-400:
O-400R, série renovada que durou de 1994 até 1996. Foto: Flavio Rodrigues Silva.
O-400RS em linha rodoviária. Foto: Sérgio Canuto.
O-400RSL em linha. Foto: Clébio Júnior.
O-400RSD em linha. Foto: João Victor.
Com esses detalhes já é possivel identificar a maioria dos carros. Existem muitos carros modificados em que tem que fazer a consulta da placa para saber.
Ônibus Brasil
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