sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Em PE, emissão da Carteira de Livre Acesso será mais ágil a partir de 2012

Documento dá direito aos portadores de deficiência utilizarem ônibus de graça. Procedimento será informatizado em janeiro do próximo ano, garante Sead.

Créditos: Blog Acerto de Contas/Acervo


Cerca de 95 mil pernambucanos portadores de algum tipo de deficiência física, mental e sensorial vão contar com maior rapidez na hora de emitir a Carteira de Livre Acesso (CLA), documento que dá direito a utilizar o transporte público da Região Metropolitana gratuitamente. A partir de janeiro de 2012, a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) vai informatizar todo o sistema responsável pela emissão do benefício, que conta com o apoio do Grande Recife Consórcio de Transporte.

De acordo com a assessora da Sead, Adriana Figuerôa, os beneficiários da CLA devem fazer o recadastramento, a partir do ano que vem, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município. “Os que já possuem a carteira devem ir até os Cras de origem, munidos da documentação, para pegar o novo cartão, que será no mesmo estilo do Vale Eletrônico Metropolitano usado atualmente nos ônibus, com chip”, explica.

Para ela, a modernização do sistema vai desburocratizar o procedimento, dando maior agilidade da emissão do documento e facilitando a vida dos portadores de deficiência. “Um dos nossos objetivos é que o direito chegue mais rápido até eles. Hoje o processo é de 90 dias para receber a carteira. A gente pretende, nos primeiros meses, chegar a 45 dias, a metade do tempo atual”, garante.

Serviço:

Atendimento Sead
Rua Guilherme Pinto, 133, Graças, Recife, PE
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h
(81) 3183-3217 | 3183-3214 | 3183-3213

Grande Recife Consórcio
0800 081 01 58 | www.granderecife.pe.gov.br
G1 PE

Um comentário:

  1. fiz a carteira de livre acesso do meu filho faz sete meses e nao recebi ainda como faço nome:Guilherme Daniel Maciel de souza

    ResponderExcluir

 

Arquivo do blog