sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Programa Ambiental aprova 90% da frota de ônibus do Grande Recife



A frota de ônibus gerenciada e fiscalizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte alcan­çou a aprovação de 90,85% na qua­lidade do ar e redução da emissão de gases poluentes. O dado, referente ao período de janeiro a julho deste ano, está de acordo com as vistorias reali­zadas pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordes­te (FETRONOR), por meio do Programa Ambiental de Transporte – Despoluir.

O resultado apontado para a frota operante na Região Metropolitana do Recife ficou acima da média nacional, que é 85% dos veículos aprovados, e é a segunda melhor do país. Dos três mil coletivos que fazem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR, 2.667 foram analisados e 2.423 passaram nos testes.

Cada coletivo avaliado, estando dentro dos níveis de emissão de fuma­ça estabelecidos pelo Conselho Nacio­nal do Meio Ambiente (Conama) – de acordo com as resoluções nº 16/1995 e nº 251/99 – recebe o Selo Despoluir, que tem validade de 180 dias. Mesmo com esta proteção, a FETRONOR reali­za as avaliações a cada três ou quatro meses, dependendo do tamanho da frota da operadora.

De acordo com o Regulamento do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (RSTPP/RMR), o Consórcio realiza a manutenção dos ônibus de até quatro anos no mínimo uma vez a cada 12 meses. Para uma ida­de acima da estipulada, o veículo é avaliado no mínimo duas vezes nes­se período. A frota atual do sistema tem a média de 3,8 anos.

Para o presidente da FETRONOR, Eudo Laranjeiras, o resultado alcança­do pela quantidade total de coletivos do Grande Recife é fruto do trabalho de duas políticas. “A renovação per­manente da frota com a aquisição de ônibus novos e tecnologicamente mo­dernos e o acompanhamento do pro­grama Despoluir, que emite relatórios e orienta as empresas”, afirma.

Além da fiscalização dos níveis de emissão de gases poluentes, a FETRO­NOR também age na conscientização dos empresários do setor de trans­portes. “Apresentamos os resulta­dos como a redução de consumo de combustível, o acompanhamento do desempenho do meio de transporte e o mais importante, a contribuição que o setor está dando para a melhoria do meio-ambiente”, explicou Laranjeiras.

VISTORIA - Em paralelo ao trabalho feito pela FETRONOR, o Grande Recife possui uma Divisão de Vistoria (DIVI) dos cole­tivos, ligada à Gerência de Fiscalização do Consórcio. Os técnicos que com­põem a área são responsáveis pela análise permanente da frota. O chefe do setor, Edílson Ferreira, destaca a importância desse acompanhamento. “Quando estamos vistoriando e o ôni­bus emite fumaça negra ou fuligem, nós fazemos a avaliação detalhada no motor. Caso não esteja nos níveis de­sejados, o veículo é retirado de ope­ração só retornando às ruas após os reparos necessários”, informa.

Caso seja constatada alguma ir­regularidade como fumaça negra ou fuligem, a empresa operadora po­derá ser autuada com multa de até R$ 171,42, podendo ter este valor dobrado em caso de reincidência. O Grande Recife observa também com muita atenção o Certificado de Vistoria de cada carro. Caso o docu­mento esteja vencido, o veículo tam­bém será retirado da circulação.

O Despoluir foi criado em 1997 pela Confederação Nacional do Trans­porte (CNT), em parceria com a Fede­ração das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR). A iniciativa proporciona atuações nos estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba.


Blog Meu Transporte e Urbana-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog