Créditos: Rota Pernambucana/Acervo |
Reunido com funcionários do Consórcio no auditório da empresa, Nelson abordou a implantação do GPS e da Central de Controle de Operações, do Fundo de Manutenção de Terminais, a contratação de uma equipe de gestores de terminais e o desafio da licitação das linhas.
Na visão do presidente do Grande Recife, é de fundamental importância interação entre a Diretoria e os colaboradores, sendo um dos incentivos para a apresentação. Para dar início à apresentação, Nelson ressaltou o planejamento de ampliação do Sistema Estrutural Integrado (SEI) com a construção de mais nove terminais integrados e a reforma de mais dois, passando a contar com 23 unidades.
Além disso, um Fundo de Manutenção dos terminais possibilitará a solução imediata de problemas estruturais nas instalações dos Terminais (Integração, Urbanos ou Miniterminais). Com investimentos de R$ 4 milhões, abrangerá de modo emergencial os TIs de Cavaleiro, Camaragibe e mais cinco miniterminais. Nesses locais serão realizados reparos elétricos e hidráulicos, pintura, capinação, troca e conserto nos telhados, adequação dos espaços para refeições; o que garantirá inclusive melhores condições de trabalho para os funcionários do Consórcio que utilizam os equipamentos ou têm seus postos de trabalho neles.
Sobre a Central de Controle de Operações, que será montada na sede, e a utilização do sistema de GPS nos ônibus, Nelson Menezes afirmou que “a modernização do sistema de monitoramento trará mais confiança na operação para os usuários e será uma ferramenta valiosa para a fiscalização eficaz, ágil e contínua da operação”. As novidades incluem ainda a implantação de painéis de LCD nos terminais para acompanhamento do tempo gasto para chegar ao local e das possibilidades tecnológicas de informações aos usuários – como informações via Smartphone e portal de voz – e sofisticação das informações contidas nos sites, com a inclusão dos itinerários de linhas de ônibus no Google Maps e a possibilidade de utilizar uma espécie de localizador para descobrir qual ônibus passa mais próximo do destino desejado.
Para concluir, dois projetos foram comentados pelo presidente. O primeiro, sobre a contratação de três gerentes e mais 36 gestores de terminais, para possibilitar a presença permanente do Poder Público nos terminais, a administração mais eficiente, autonomia para execução de medidas corretivas nas linhas e autuação das empresas em casos de irregularidades de forma imediata, subsidio para o planejamento do serviço ofertado aos usuários e direcionamento da fiscalização para solução dos problemas.
O segundo projeto diz respeito à licitação das linhas, que permite a exploração dos serviços de transporte mediante contrato de concessão e garante a aquisição e manutenção dos veículos, garagens, instalações e equipamentos vinculados, direta ou indiretamente, à prestação dos serviços do sistema de transporte. “Temos um compromisso de criar uma infra-estrutura para o usuário e de geri-la, garantindo que os benefícios alcançados não sejam passageiros”, afirmou Nelson.
GRCT
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