quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Presidente do Grande Recife faz balanço dos 100 dias de gestão para funcionários

Créditos: Rota Pernambucana/Acervo
Na manhã desta terça-feira (08), o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, apresentou um resumo das principais ações postas em prática durante sua gestão.



 Reunido com funcionários do Consórcio no auditório da empresa, Nelson abordou a implantação do GPS e da Central de Controle de Operações, do Fundo de Manutenção de Terminais, a contratação de uma equipe de gestores de terminais e o desafio da licitação das linhas.

Na visão do presidente do Grande Recife, é de fundamental importância interação entre a Diretoria e os colaboradores, sendo um dos incentivos para a apresentação. Para dar início à apresentação, Nelson ressaltou o planejamento de ampliação do Sistema Estrutural Integrado (SEI) com a construção de mais nove terminais integrados e a reforma de mais dois, passando a contar com 23 unidades.

Além disso, um Fundo de Manutenção dos terminais possibilitará a solução imediata de problemas estruturais nas instalações dos Terminais (Integração, Urbanos ou Miniterminais). Com investimentos de R$ 4 milhões, abrangerá de modo emergencial os TIs de Cavaleiro, Camaragibe e mais cinco miniterminais. Nesses locais serão realizados reparos elétricos e hidráulicos, pintura, capinação, troca e conserto nos telhados, adequação dos espaços para refeições; o que garantirá inclusive melhores condições de trabalho para os funcionários do Consórcio que utilizam os equipamentos ou têm seus postos de trabalho neles.

Sobre a Central de Controle de Operações, que será montada na sede, e a utilização do sistema de GPS nos ônibus, Nelson Menezes afirmou que “a modernização do sistema de monitoramento trará mais confiança na operação para os usuários e será uma ferramenta valiosa para a fiscalização eficaz, ágil e contínua da operação”. As novidades incluem ainda a implantação de painéis de LCD nos terminais para acompanhamento do tempo gasto para chegar ao local e das possibilidades tecnológicas de informações aos usuários – como informações via Smartphone e portal de voz – e sofisticação das informações contidas nos sites, com a inclusão dos itinerários de linhas de ônibus no Google Maps e a possibilidade de utilizar uma espécie de localizador para descobrir qual ônibus passa mais próximo do destino desejado.

Para concluir, dois projetos foram comentados pelo presidente. O primeiro, sobre a contratação de três gerentes e mais 36 gestores de terminais, para possibilitar a presença permanente do Poder Público nos terminais, a administração mais eficiente, autonomia para execução de medidas corretivas nas linhas e autuação das empresas em casos de irregularidades de forma imediata, subsidio para o planejamento do serviço ofertado aos usuários e direcionamento da fiscalização para solução dos problemas.

O segundo projeto diz respeito à licitação das linhas, que permite a exploração dos serviços de transporte mediante contrato de concessão e garante a aquisição e manutenção dos veículos, garagens, instalações e equipamentos vinculados, direta ou indiretamente, à prestação dos serviços do sistema de transporte. “Temos um compromisso de criar uma infra-estrutura para o usuário e de geri-la, garantindo que os benefícios alcançados não sejam passageiros”, afirmou Nelson.

GRCT                          

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