segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Usuários do Metrô do Recife podem acompanhar o tempo e o destino dos trens

Pioneira em todo o país no uso do Sistema Identificador de Destino e Tempo (IDT) nas plataformas de trens urbanos, a CBTU-METROREC, após um período de teste, vai disponibilizar em caráter definitivo o serviço aos usuários da linha Centro. Na linha Sul o IDT já está em operação há cerca de dois anos. Por meio de letreiros luminosos instalados nas estações, é possível saber o tempo estimado que o próximo metrô chegará à plataforma, bem como o seu destino.

Créditos: Djalma Barbosa/CGU

O sistema que funciona de forma automática tem o objetivo de informar os usuários utilizando um recurso moderno, possibilitando assim uma maior programação aos que esperam o próximo trem para embarcar ao seu destino. Na estação Coqueiral, o IDT tem um papel ainda mais funcional, uma vez que, por meio de setas, ele mostra se o próximo metrô virá pela plataforma inferior ou pela superior.

O gerente Operacional de Transporte da CBTU-METROREC, Roberto Maranhão, explica que quando o trem anda, vai registrando a movimentação na linha e jogando o tempo previsto que gastará até a próxima estação. A plataforma subsequente a que o metrô se encontra parado fica com o painel mostrando um contador regressivo, já as posteriores exibem a informação por um período de 20 segundos a cada mudança de estação.

Ainda segundo Roberto, a ideia de implantação surgiu de um sistema semelhante utilizado em um corredor de ônibus de São Paulo. Os destinos dos trens são identificados por siglas que representam o nome da sua estação final, sendo elas, REC – Recife; CAJ – Cajueiro Seco; GIB – Camaragibe e JAB – Jaboatão.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog