Empresas apostam nos diferenciais do Doppio BRT. Modelo da Comil conquista espaço no mercado e torna-se referência em novo segmento de transporte urbano no Brasil.
Créditos: Paulo Rafael Viana/Ônibus Brasil
O ônibus BRT (Bus Rapid Transit) já é uma realidade no Brasil. E um dos destaques nesse novo segmento é o Doppio BRT, modelo lançado pela fabricante gaúcha Comil no final do ano passado. Desenvolvido para atender a sistemas de transporte rápido, o veículo traz um conceito diferenciado em conforto, economia e design. Essas características repercutem positivamente no mercado através da procura de grandes companhias brasileiras que investem no desenvolvimento e modernização do setor no País.
Entre essas empresas está a Soul (Sociedade de Ônibus União Ltda), de Alvorada/RS. Com 62 anos de atuação na Grande Porto Alegre, possui uma das maiores frotas de transporte metropolitano do Rio Grande do Sul, 285 veículos. Recentemente, adquiriu 20 unidades do Doppio BRT para operação em linhas que ligam sua cidade sede à capital gaúcha – 18 unidades montadas sobre o chassi Mercedes-Benz O-500 MA e dois com o chassi Volkswagen 26.330 OTA.
Com capacidade de 62 passageiros sentados e acesso para cadeirantes, todos os novos veículos são equipados com ar-condicionado, uma grande inovação para linhas convencionais na região. “Apostamos nesse segmento (BRT) para acompanhar a tendência do mercado, que exige cada vez mais conforto para o passageiro. Além disso, investindo em ônibus de maior capacidade, contribuímos para um trânsito mais ágil ao reduzir o número de veículos nas ruas”, destaca Marcelo Ternus, gerente de operações da Soul. Segundo o executivo, a companhia, parceira da Comil há cerca de 30 anos, não descarta a possibilidade de investir em novas unidades nos próximos anos. Os ônibus já adquiridos estreiam no final de maio.
Com capacidade de 62 passageiros sentados e acesso para cadeirantes, todos os novos veículos são equipados com ar-condicionado, uma grande inovação para linhas convencionais na região. “Apostamos nesse segmento (BRT) para acompanhar a tendência do mercado, que exige cada vez mais conforto para o passageiro. Além disso, investindo em ônibus de maior capacidade, contribuímos para um trânsito mais ágil ao reduzir o número de veículos nas ruas”, destaca Marcelo Ternus, gerente de operações da Soul. Segundo o executivo, a companhia, parceira da Comil há cerca de 30 anos, não descarta a possibilidade de investir em novas unidades nos próximos anos. Os ônibus já adquiridos estreiam no final de maio.
Em Porto Alegre, outras duas tradicionais empresas de transporte urbano também apostam no Doppio BRT: a Sopal (Sociedade de Ônibus Porto Alegrense) e a Nortran Transporte Coletivos Ltda, ambas com os veículos em operação desde o começo de 2013. A Sopal comprou quatro unidades do modelo, dois com ar-condicionado e os outros dois com portas também no lado esquerdo – especial para o desembarque em plataformas. Dotados do chassi Mercedes-Benz O-500 MA, eles atuam nas linhas que ligam a Zona Norte ao centro da Capital. Conforme João Paulo Marzotto, diretor da Sopal, motivos para investir no modelo não faltam. “Além de atrair o público pelo seu visual, o Doppio BRT traz em sua estrutura o emprego de materiais mais leves e resistentes, o que colabora para redução no consumo de combustível. O preço altamente competitivo é outro ponto a ser ressaltado, fator importante no momento da decisão de compra”, observa Marzotto.
Para Cláudio Porto, diretor da Nortran e presidente do consórcio de ônibus Conorte, o Doppio BRT traz um conceito que reúne conforto e agilidade para solucionar o aumento na demanda de passageiros nos grandes centros urbanos. “Detalhes como a largura das portas, que facilita o embarque e desembarque, e o amplo espaço interno colaboram para a ideia do transporte rápido nos corredores e avenidas. Isso faz com que o modelo nos dê boas respostas, principalmente em um setor que está cada vez mais exigente em função das preparações para a Copa do Mundo”, avalia Cláudio Porto a partir da experiência obtida com as duas unidades do Doppio BRT que a Nortran adquiriu no final de 2012 para operação nas linhas entre o extremo norte de Porto Alegre e o Centro. Os veículos possuem chassis Mercedes-Benz O-500 MA, com configurações que incluem acesso a cadeirantes e portas em ambos os lados.
Já no Sudeste, o segundo maior grupo de transporte coletivo do Estado de São Paulo e quarto do Brasil também aposta no Doppio BRT. Em março, o Grupo Belarmino comprou 34 unidades para a sua empresa Ouro Verde, que atua em linhas regulares de Campinas, Sumaré e Americana. A comercialização desses veículos, todos com configuração sobre chassis Mercedes-Benz O-500 MA, representa a confiabilidade no produto, uma vez que a companhia já havia adquirido outras unidades do modelo no final do ano passado. Antiga parceira da Comil, a corporação colabora para exposição dos ônibus BRT da fabricante gaúcha em um dos mais importantes mercados do transporte na América Latina.
O Doppio BRT
Adaptado para atender os sistemas de transporte rápido, que já começam a ser utilizados em todo o Brasil, o Doppio BRT chega como um dos veículos com melhor custo benefício do mercado para este segmento. O novo modelo apresenta um design frontal totalmente aerodinâmico, com ar-condicionado integrado à carroceria. “Aumentamos a curvatura frontal do carro, chegando próximo ao patamar usado em veículos de trânsito rápido como trens e metrôs”, afirma o designer da Comil Adriano de Quadros. Além disso, o carro oferece soluções econômicas para o transporte de alta capacidade de passageiros e a padronização das peças com os demais produtos urbanos da Comil (Svelto e Svelto Midi) permite reduzir o gasto com peças e garante a otimização de recursos no dia-a-dia da operação.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Aplicações: Urbano Articulado
Estrutura: tubos, chapas e perfis em Aço Galvanizado
Entre-eixos: 6.000 mm / 6.450 mm
Posição do motor: Traseiro
Comprimento: 18.600 mm
Largura: 2.600 mm
Altura interna: 2.100 mm
Altura total: 3.350 mm
Nº de passageiros sentados: 62 lugares, mais cadeirante e um cobrador.
Adaptado para cadeirantes
CHASSIS APLICÁVEIS: Volvo: B340M Articulado; VW: * VW 26.330 OTA EURO V;
B: O-500 MA 2836; Scania: K310 IA 6×2/2
Estrutura: tubos, chapas e perfis em Aço Galvanizado
Entre-eixos: 6.000 mm / 6.450 mm
Posição do motor: Traseiro
Comprimento: 18.600 mm
Largura: 2.600 mm
Altura interna: 2.100 mm
Altura total: 3.350 mm
Nº de passageiros sentados: 62 lugares, mais cadeirante e um cobrador.
Adaptado para cadeirantes
CHASSIS APLICÁVEIS: Volvo: B340M Articulado; VW: * VW 26.330 OTA EURO V;
B: O-500 MA 2836; Scania: K310 IA 6×2/2
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Tiago Ritter- Assessoria de Imprensa para a Comil.
Blog Ponto de Ônibus
Tiago Ritter- Assessoria de Imprensa para a Comil.
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