Foto: Igo Bione/JC Imagem
Por dia, 64 mil passageiros passam pelo local. São 16 linhas alimentadoras e uma circular, além do metrô. Um destes passageiros é o agente de viagens Gustavo Gonçalves, 37 anos, que reclama principalmente da redução do número de ônibus das linhas UR-06, UR-11 e Circular Boa Viagem. “A cada dia que passa diminui mais os ônibus, principalmente, das linhas UR-6 e 11. Se querem desafogar o trânsito porque diminuem em mais de 50% a frota?”, questiona.
A demora dos coletivos e o fato de ter que pegar mais ônibus para chegar ao mesmo destino é outro transtorno que os usuários passaram a vivenciar. Quem reside, por exemplo, no Ibura, Zona Sul, não aprovou o final das linhas diretas. Antes, apenas uma linha de ônibus levava os usuários para a maioria dos destinos. Agora, precisam ir do subúrbio ao TI para, depois, serem distribuídos nas linhas do SEI.
Quem não se agradou com o fim das linhas diretas foi a promotora de vendas Luzia Simplício, 40, que mora no bairro de Areias. Para ir ao shopping Recife só precisava pegar a linha CDU- Shopping. Com o terminal, ela precisa pegar a linha Macaxeira/ Tancredo Neves, chegar ao terminal e, ainda, aguardar o TI- Via Shopping. “Agora tenho que dar a maior volta, levo quase 40 minutos para fazer um percurso que antes era realizado em 10 minutos. Um absurdo,” lamenta.
Apesar de muitos usuários reclamarem de algumas mudanças, o Grande Recife Consórcio informou que o maior benefício do terminal é o tarifário. Antes os passageiros que pegavam, por exemplo, a linha Candeias / Dois Irmãos, cuja tarifa era de R$ 3,45 (anel B), foram rebaixadas ao anel A (R$ 2,25).
Em relação à demora dos coletivos, outro transtorno apontado pelos usuários, o consórcio esclareceu que todas as 25 linhas operam com intervalo, em dias úteis, entre cinco e 20 minutos. Um exemplo é a linha TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem) que tem uma média de intervalo de 8 a 15 minutos. No entanto, os usuários relatam que o tempo de espera é bem maior. Já sobre a redução das linhas de ônibus, questinada pelo usuário, a assessoria do consórcio não comentou o motivo do corte destes ônibus.
NE 10
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