Créditos: Inhabit/Divulgação
No início de 2014, deve estar em operação na cidade de Kings Canyon, na Califórnia, um ônibus elétrico puro para transporte escolar. De acordo com as pesquisas do projeto do veículo, um típico escolar amarelo norte-americano, o ônibus pode economizar cerca de US$ 11 mil por ano.
Os percursos do veículo serão pequenos, majoritariamente dentro da cidade. O ônibus, que possui baterias, foi desenvolvido pela Motiv Power Systems e Trans Tech Bus. Ele não precisa de rede aérea elétrica, como o trólebus, e nem de motor gerador a combustão, como os híbridos.
O chassi é um Ford F 450 e o grande diferencial do veículo é que ele pode receber qualquer tipo de bateria, segundo os responsáveis pelo projeto.
A capacidade é de 32 estudantes em assentos convencionais ou 24 estudantes mais espaço para cadeira de rodas e itens de acessibilidade.
Por ser elétrico, o aproveitamento energético do veículo é alto e não há emissão de poluentes. Além de ganhos ambientais e econômicos, o objetivo de o projeto envolver um ônibus escolar é conscientizar as crianças, que são o futuro, sobre a mobilidade limpa.
A Motiv Power Systems e Trans Tech Bus dizem que já há condições de fabricar ônibus de maior porte como para o transporte urbano.
Blog Ônibus Brasil
Blog Ônibus Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário