Créditos: NE10 |
Os recursos vão garantir a solução de problemas estruturais nos terminais. “Pegamos a experiência do Fundo de Manutenção das Escolas, que criamos quando Danilo foi secretário de Educação e trouxemos para os Terminais”, disse o governador Eduardo Campos. Segundo ele, o Fundo vai permitir que sejam feitos reparos elétricos, hidráulicos, pintura, obras de recuperação do piso das plataformas, melhorias nos banheiros e outros consertos que se façam necessários. “Com essa iniciativa, vamos fazer a manutenção dos terminais sem burocracia e com bastante agilidade, oferecendo um ambiente mais confortável e seguro para os usuários do transporte público”, completou o governador.
O edital para contratação da empresa que vai atuar com o Fundo de Manutenção foi publicado na quarta-feira (3) e, segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, em setembro as obras de manutenção e/ou mini reformas já começam a acontecer nos equipamentos. “Além de oferecer um melhor serviço aos usuários, a medida vai possibilitar ainda melhores condições de trabalho para os motoristas, cobradores e despachantes que utilizam diariamente os terminais”, disse o secretário.
Novos Terminais – Além do TI Tancredo Neves, que será inaugurado em setembro deste ano, a Secretaria das Cidades (SECID) vai entregar outros nove terminais integrados à população até 2012 (Aeroporto, Cajueiro Seco, TIP, Xambá, Prazeres, Santa Luzia, Largo da Paz, Barro e Joana Bezerra). Este ano também, a secretaria das Cidades inicia a obra do TI Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata, próximo a Cidade da Copa, que será entregue à população em 2013, com investimento de R$ 19 milhões - recursos são oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), da Caixa Econômica Federal e do Tesouro Estadual. O total de investimento na construção de todos os equipamentos é de R$ 76 milhões.
Com os novos terminais, o Governo chega em 2013 com 23 TIs em funcionamento, possibilitando que mais de 1,5 milhão de usuários pague apenas uma tarifa por sentido, além de permitir uma multiplicidade de ligações de origem-destino, através de viagens modais ou multi-modais.
Para o governador do Estado, Eduardo Campos, a construção dos novos TIs reforça o Programa Estadual de Mobilidade. “Assim como as obras dos Corredores de Transporte Público que iremos licitar ainda neste mês de agosto, os TIs também são fundamentais para o processo de melhoria da mobilidade urbana, inclusive, com a realização da Copa do Mundo de 2014, que terá como uma das cidades sede o município de São Lourenço da Mata”.
Novo Presidente – O novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, é engenheiro civil e inspetor de obra do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco desde 1991. Formado pela Universidade Federal do Estado, com especialização em auditoria de obras públicas e gerenciamento de projetos, Nelson, 46 anos, assume hoje a função de secretário Executivo de Planejamento e Monitoramento da Secretaria das Cidades. No executivo, ele também trabalhou na secretaria de Educação coordenando o projeto EDUCAR – um financiamento com o Banco Mundial. No TCE, atuou ainda como Gerente de Planejamento (2004-2010), Diretor de Planejamento, Desenvolvimento Organizacional e Controle Interno (2007 - 2009).
Nelson falou sobre o seu novo desafio e ressaltou que a continuidade das ações. “Temos a responsabilidade de gerenciar o sistema, dando atenção aos Terminais Integrados e fortalecendo o SEI, sobretudo, à comunicação direta com as comunidades, analisando os pleitos como a implantação de linhas de ônibus, mudanças de itinerário e implantação de miniterminais”, disse o Presidente.
GRCT
Nenhum comentário:
Postar um comentário