A apresentação do projeto que promete viabilizar a realização do mundial de futebol em Pernambuco aconteceu nesta quarta
Créditos: TV Globo/Reprodução
Durante a cerimônia, o governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, assinaram os editais de licitação das construções. O governador destacou a importância das mudanças no transporte urbano pelas quais o Recife irá passar nos próximos três anos. “Todo ano chegam 60 mil carros às ruas, e a gente tem que seguir realizando outras ações que possam contribuir para a qualidade de vida, sobretudo, de quem usa o transporte público de passageiros”, afirma.
MUDANÇAS
No corredor leste-oeste, a avenida Caxangá irá receber três elevados e um túnel, perto do Museu da Abolição. Já o corredor norte-sul irá de Igarassu até a Estação Central do Metrô, no centro do Recife, fazendo um percurso de 33 quilômetros.
Nos bairos dos Bultrins e Ouro Preto, ambos situados na cidade de Olinda, dois viadutos e dois elevados serão construídos. Já a via intitulada ‘Ramal Cidade da Copa’ ligará a avenida Belmino Correia, em Camaragibe, à Cidade da Copa e à BR-408.
A avenida Agamenon Magalhães vai mudar completamente, com a construção de quatro viadutos. O primeiro ligará a avenida Rui Barbosa à rua João Fernandes Vieira; o segundo liga a Fernandes Vieira até rua Bandeira Filho; o terceiro faz a conexão entre as ruas Joaquim Nabuco e Dom Bosco; e o quarto ligará as ruas Paissandú e General Joaquim Inácio.
Confira a lista dos projetos apresentados pelo Governo
Corredor Leste-Oeste:
Será responsável pelo transporte dos passageiros que vai da Praça do Derby até o terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a Avenida Caxangá, onde as pardas serão substituídas por estações. Com 12,5 km de extensão, o corredor vai passar por 22 estações e atender aos terminais integrados da Terceira Perimetral, que será construída no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR 101. Também serão construídos três elevados: um próximo ao Bompreço da Benfica; outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas; e mais um no Engenho do Meio. Na praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição, na Segunda Perimetral, vai ser construído um túnel e um viaduto será erguido próximo à UPA da Canxangá. Com uma demanda de 126 mil passageiros/dia, a obra tem um valor estimado de R$ 164 milhões.
Corredor Norte-Sul:
A primeira etapa do Corredor Norte-Sul vai do Terminal Integrado de Agarassu até a Estação Central do Metrô, no Centro do Recife, passando pela PE 15, pelo Complexo Salgadinho e pela Avenida Cruz Cabugá. O percurso de 32,2 km vai ter 31 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE 15. Além disso, um viaduto e um elevado serão construídos nos Bultrins e outro elevado em Ouro Preto. Investimento: R$155 milhões e expectativa de atendimento de 146 mil passageiros/dia.
Ramal Cidade da Copa:
O Ramal Cidade da Copa vai da da Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, próximo à Estação Central do Metrô, até a Cidade da Copa e a BR 408, que está sendo duplicada. Será uma pista exclusiva de ônibus e duas de carros em cada sentido, passando pelo Terminal Integrado Cosme Damião. O investimento é de R$ 138 milhões e o atendimento de 20mil passageiros/dia. Extensão: 6,3km.
Terminal Integrado Cosme Damião:
O Terminal Integrado Cosme e Damião, que será construído ao lado da Estação do Metrô, em São Lourenço da Mata, receberão um investimento de R$ 19 milhões. Na área de mais 7.500.00 metros quadradosserão construídas duas plataformas de embarque e desembarque, uma para o Transporte Rápido de Ônibus (TRO) e outra para o modelo de transporte covencional, além de dois quiosques, quatro lojas, uma lanchonete e um bicicletário. Todo o terminal será construído com pisos táteis, facilitando a acessibilidade.
Além dessas medidas, Eduardo Campos anunciou um outro projeto, "a pedido da população" na Avenida Agamenon Magalhães:
Quatro viadutos vão cruzar a Agamenon Magalhães, entre a Ilha do Leite e o Parque Amorim: um na entrada para a Rosa e Silva; um iniciando na Rui Barbosa, em frente ao TRE, e cruzando a Agamenon Magalhães até o Americano Batista; outro do Colégio Contato, na Dom Bosco, até o Hospital da Restauração e o último saindo da Paissandu e indo até o outro lado da pista, no canteiro central.
Até o mês de novembro o estudo técnico e o projeto básico estarão prontos para que as obras sejam licitadas, segundo o Palácio.O investimento total será da ordem de R$ 476 milhões, entre recursos do Tesouro Estadual (R$ 129 milhões) e do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa (R$ 347 milhões).
PE 360 Graus/Globo Nordeste e NE10/TV Jornal
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