quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Modelos de Ônibus - Neobus Mega

O Mega é um modelo de ônibus fabricado pela Neobus. A primeira versão foi lançada em 1996, logo após o início das atividades da encarroçadora e, desde então, o modelo tem alcançado bastante sucesso nas vendas por todo o país.

Histórico e características

O Mega 1996 (ou Mega I), é um modelo básico, facilmente adaptável ao transporte urbano. Suas linhas e contornos lembram vagamente o Svelto 94. O ônibus apresentava-se disponível nos principais motores da época, especialmente os da Mercedes-Benz e Volkswagen. O fato da fabricante estar iniciando no mercado limitou bastante as vendas do novo modelo. Contudo, ainda obteve algum sucesso no Sul e Sudeste.

Em 2000, a Neobus lança o Mega 2000 (ou Mega II). O modelo ganha linhas mais curvas na dianteira e uma lanterna quadrada vertical na traseira. Outra novidade, é que a fabricante passa a disponibilizar o modelo também na versão articulada. Encontrava-se disponível nos principais chassis da época, inclusive os traseiros.

A segunda versão fez muito mais sucesso que a primeira, já que foi lançada num momento onde a Neobus ganhva visibilidade a nível nacional. Várias empresas do Rio de Janeiro e São Paulo aderiram ao modelo, tornando-o um sucesso de vendas.

Em 2004, é lançada a terceira versão, o Mega 2004 (ou Mega III). O modelo ganha uma dianteira abaulada e farois traseiros menores e com formas mais arredondadas. Torna-se rapidamente um sucesso de vendas, inclusive em regiões onde a Neobus não era tão forte, como o Nordeste. Aracaju torna-se logo uma das maiores frotistas, e outras cidades, como Natal, também aderem à novidade.

Contudo, é a versão que passa menos tempo sendo produzida. Dois anos depois, é lançado o Mega 2006 (ou Mega IV). A reestilização segue basicamente os mesmos padrões da anterior. A mudança acentuada fica por conta dos faróis, tanto os dianteiros quanto os traseiros, que passam a ser circulares e separados uns dos outros, ambos dispostos verticalmente.

Essa é, até hoje, a versão mais conhecida e vendida do Mega, principalmente por ser bastante confortável. Com isso, a Neobus se consolida por todos o país. Empresas de algumas capitais como João Pessoa, por exemplo, tornam-se grandes frotistas. A opção articulada faz bastante sucesso nas cidades do Sul e Sudeste do Brasil.

Em 2011, seguindo as novas tendências de transporte que começam a se desenhar pelo país, a Neobus traz uma nova versão, o Mega BRT. Com design moderno e futurista, surpreende a todos na ocasião do seu lançamento.

As primeiras unidades do Mega BRT começaram a rodar em março deste ano no sistema de Curitiba. O Mega BRT Biarticulado, de 28 metros, é considerado o maior ônibus do mundo. Além dele, a versão articulada também começa a operar na capital paranaense.

Já no mês de agosto, durante a realização da Transpublico, a Neobus apresenta o Mega BRT padrão, também adaptado aos chassi dianteiro e traseiro. Junto com os dois novos modelos, a encarroçadora realiza eventos por todo o país apresentando as novidades ao empresários locais.

Especificações técnicas

A versão padrão do Mega costuma ter entre 12 e 12,5 metros, podendo variar até 14 metros nos alongados. Os articulados costumam variar entre 18 e 18,5 metros, enquanto os biarticulados, entre 27 e 28 metros de comprimento.

Nas versões padrão e alongado, pode comportar até 65 passageiros. Já os articulados e biarticulados podem transporar mais de 100 pessoas com facilidade por viagem.

Fotos
Neobus Mega 1996 - Mercedes-Benz OF-1620
Prefetura Municipal de Cabedelo - Cabedelo/PB
Créditos: Guttemberg Siqueira/Ônibus Brasil

Neobus Mega 2000 - Mercedes-Benz OF-1721
Viação Dedo de Deus - Rio de Janeiro/RJ
Crédits: Diego Almeida/Ônibus Brasil

Neobus Mega 2004 - Mercedes-Benz OF-1417
Viação Metropolitana São Paulo - São Paulo/SP
Créditos: Adamo Bazani/Ônibus Brasil

Neobus Mega 2006 - Volkswagen 17-230 EOD
Empresa Marcos da Silva - João Pessoa/PB
Créditos: Marcos Filho/Ônibus Brasil

Neobus Mega 2006 - Mercedes-Benz OF-1722
Borborema Imperial Transportes - Recife/PB
Créditos: Samuel Júnior/Ônibus Brasil
Vídeos




Guto de Castro

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