Tratava-se da linha Fortaleza X Olinda, que era operada pela Viação Nordeste, de Natal-RN. Ela começou a rodar em 1993, após a empresa conseguir na justiça um mandado de segurança para concessão de linhas. Na mesma época, outras empresas ganharam o direito de operar linhas por todo o Brasil de forma semelhante: pode-se destacar a Fortaleza X Aracaju (Via Maceió) e Recife X Farias Brito-CE, ambas da Braga de Fortaleza e a Recife X Carajás-PA, pela Açailândia.
Contudo, no ano seguinte, uma empresa (desconhecida por nós até o momento), consegue derrubar a liminar e a Nordeste é obrigada a suspender a operação da linha. Contudo, outras linhas viriam a ser operadas pela empresa por ações bem parecidas.
Em 1999, a Nordeste assumiu a operação da linha Recife X Guarabira-PB, antes da Itapemirim, e deu a esta a linha João Pessoa X Tangará-RN. Também não deu certo e em poucos meses a troca foi desfeita. A Itapemirim reassumiu o trecho entre Recife e Guarabira por meio da linha Guarabira-PB X Rio de Janeiro.
Recentemente, um grupo de busólogos do Fortalbus, em visita a garagem da Nordeste em João Pessoa, flagrou um Paradiso GV da empresa com a lona da antiga linha. Confiram a foto:
Créditos: Fortalbus/Acervo
Informações: Claudemir Barros
Edição e formatação da postagem: Guto de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário