terça-feira, 16 de agosto de 2011

Linha Fortaleza X Olinda: Ônibus da Viação Nordeste faziam a ligação direta entre as duas cidades

Atualmente, quem precisa se deslocar entre as cidades nordestinas de Olinda e Fortaleza precisa ir para a Rodoviária do Recife, de onde saem vários ônibus rumo a capital cearense todos os dias. Porém, o que muitos não imaginam é que ambas as cidades já possuíram uma ligação direta nos anos 90.

Tratava-se da linha Fortaleza X Olinda, que era operada pela Viação Nordeste, de Natal-RN. Ela começou a rodar em 1993, após a empresa conseguir na justiça um mandado de segurança para concessão de linhas. Na mesma época, outras empresas ganharam o direito de operar linhas por todo o Brasil de forma semelhante: pode-se destacar a Fortaleza X Aracaju (Via Maceió) e Recife X Farias Brito-CE, ambas da Braga de Fortaleza e a Recife X Carajás-PA, pela Açailândia.

Contudo, no ano seguinte, uma empresa (desconhecida por nós até o momento), consegue derrubar a liminar e a Nordeste é obrigada a suspender a operação da linha. Contudo, outras linhas viriam a ser operadas pela empresa por ações bem parecidas.

Em 1999, a Nordeste assumiu a operação da linha Recife X Guarabira-PB, antes da Itapemirim, e deu a esta a linha João Pessoa X Tangará-RN. Também não deu certo e em poucos meses a troca foi desfeita. A Itapemirim reassumiu o trecho entre Recife e Guarabira por meio da linha Guarabira-PB X Rio de Janeiro.

Recentemente, um grupo de busólogos do Fortalbus, em visita a garagem da Nordeste em João Pessoa, flagrou um Paradiso GV da empresa com a lona da antiga linha. Confiram a foto:

Créditos: Fortalbus/Acervo

Informações: Claudemir Barros
Edição e formatação da postagem: Guto de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog