Créditos: Mariana Fabrício/Diário de Pernambuco
Localizado a cerca de 13 Km da Arena Pernambuco, o terminal integra os serviços de ônibus e metrô, realizando 104 viagens interestaduais e 175 intermunicipais por mês nas 122 linhas de ônibus. Em períodos de maior movimentação, chega a realizar 9.000 embarques, número que deve crescer nos eventos esportivos deste e do próximo ano. Mas a opinião de quem frequenta a rodoviária é de que ela ainda não está em condições de receber a maior demanda de usuários das Copas do Mundo e das Confederações.
O funcionário público Alexandre Gomes, 53 anos, utilizou o fórum do portal para denunciar. Ele conta que ficou espantado ao chegar no terminal no fim do ano passado. "Estava chovendo e quando entrei tinham goteiras na parte interna. Vazamento em todo canto. O estacionamento estava muito mal cuidado também. Tenho vergonha de dizer que essa é a nossa rodoviária". Outra preocupação de Alexandre é a sinalização interna. Segundo ele, deve haver mais investimento no local. "O terminal é bem próximo da Arena que será usada agora, na Copa das Confederações e está em péssimas condições, praticamente abandoando. Deve haver mais investimento na estrutura e nas placas de identificação".
A estudante de psicologia Manoela Nascimento, 26 anos, viaja frequentemente e diz que há muito o que melhorar no terminal. "O TIP tem tudo para ser bom, mas está com a estrutura muito deficiente. A iluminação é precária no caminho da BR até o terminal e no estacionamento também". A estudante reclama ainda da falta de conforto do terminal. "Os bancos não são confortáveis e o pagamento do estacionamento é no mesmo lugar do guarda-volumes e só tem uma pessoa para atender, isso gera fila e demora no atendimento".
Outro motivo de insatisfação da estudante é a manutenção dos banheiros. "Nos sanitários nem sempre tem papel e sabão e algumas portas estão quebradas", conta. Em todo terminal há quatro banheiros, apenas um para uso de deficiente físico. Em um dos banheiros, há quatro cabines sanitárias com chuveiros, dessas, somente duas estão funcionando.
O terceiro andar do terminal está abandonado. Segundo o diretor de planejamento da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Reinaldo Melo, no local funcionavam lojas, mas foram desativadas há alguns anos. De acordo com ele, o local será a sede da EPTI "futuramente". As escadas rolantes do prédio também estão desativadas e, segundo o diretor, não há previsão para o funcionamento. O estacionamento, com capacidade para 200 veículos, está com buracos no asfalto e parte da calçada quebrada, dificultado a passagem de pedestres e, principalmente cadeirantes. No local também há lixo acumulado.
Sem fixar prazos, o presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Amaro João, afirmou que todas as providências serão tomadas até 2014. "Até a copa do mundo haverá melhoria na manutenção do TIP visando o de aumento de viagens e passageiros. Todas as providências necessárias, no tocante às melhorias de instalações, organização, sinalização, melhoria dos sanitários, como também nas áreas externas, iluminação, recuperação de acessos, segurança complementar etc, serão tomadas visando propiciar as melhores condições para que as pessoas possam ter o melhor atendimento possível".
Sobre as escadas rolantes, Amaro não justificou o motivo do não funcionamento, mas informou que até o fim do ano voltarão a funcionar. "Existe necessidade de ajuste no contrato de manutenção e está sendo alocado orçamento necessário à recuperação das mesmas. Já foi realizado estimativa de custo para recuperação e ainda este ano estarão recuperadas". O presidente ainda afirma que "está sendo previsto" o aumento no estacionamento, que irá facilitar o acesso do TIP à Arena Pernambuco.
Diário de Pernambuco