Ações serão executadas na próxima semana. Quinta, começa dragagem do Capibaribe. Sexta, Jaboatão ganha novo terminal.
Créditos: Blog Meu Transporte/Acervo
A partir da próxima semana, começam a ser executadas obras que visam
melhorar a infraestrutura da mobilidade urbana no Grande Recife, de
olho, principalmente, na preparação da cidade e Região Metropolitana
para os jogos da Copa do Mundo de 2014. O calendário das ações foi
divulgado na tarde desta sexta (11), no Centro de Convenções de
Pernambuco. Na quarta-feira, será lançado edital de licitação para
contratação das empresas que vão operar as linhas de ônibus que
circularão na Região Metropolitana, nos próximos 15 anos. Na quinta,
terá início a dragagem do Rio Capibaribe. Orçado em R$ 289 milhões, o
projeto Rios da Gente vai proporcionar a navegabilidade de 13,9 km do
curso de águas naturais. Já na sexta, será inaugurado o Terminal de
Integração de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande
Recife.
A primeira etapa do Ramal da Copa será finalizada no mês
de abril. Em dezembro, serão rematados os corredores exclusivos de
ônibus Norte-Sul e Leste-Oeste. Até o fim do ano, a promessa é que os
100 km de corredores exclusivos de ônibus do Grande Recife estejam
concluídos. O investimento ultrapassa R$ 420 milhões.
A
navegabilidade do Capibaribe se dará por meio de duas rotas. A Rota
Oeste, com 11 km de extensão, vai da BR-101 ao Centro do Recife.
Enquanto isso, a Rota Norte, com 2,9 km de extensão, tem origem no
Centro do Recife e segue até o município de Olinda, nas proximidades do
Shopping Tacaruna.
A dragagem do rio tem a finalidade de remover
restrições existentes à navegação, como vegetação, lixo e escombros de
antigas construções. Serão dragados 17 km, das proximidades da BR-101,
passando pelos bairros do Parque Santana (Casa Forte/Poço da Panela),
Torre, Derby, área central do Recife e Tacaruna, no limite entre Recife e
Olinda, bairros onde serão construídas as estações para embarque e
desembarque de passageiros.
Serão sete estações, sendo cinco na
rota Oeste e duas na rota Norte. O plano é que todas sejam climatizadas,
com lojas comerciais, área de circulação e espera, guichês para emissão
de bilhetes, banheiros com acessibilidade, estacionamento e
bicicletário.
O projeto terá 13 embarcações para transportar 330
mil passageiros por mês. Cada barco terá capacidade para 86 usuários
sentados e velocidade de 18 km/h, aproximadamente. A garantia é que tudo
esteja pronto em março de 2014 e comece a operar em junho do mesmo ano.
O
Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reúne com a Agência de Meio
Ambiente (CPRH) na próxima segunda para discutir o impacto ambienteal da
dragagem do Capibaribe. Caso a obra não cumpra as exigências, a
promotora de Urbanismo, Belize Câmara, promete entrar com ação judicial
para suspender os serviços.
JC Online
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