quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Petrobras substitui Diesel S-50 pelo S-10

A troca os produtos aconteceu antes do prazo previsto e o combustível mais limpo já está em 5.900 postos de serviço. 

 Créditos: Petrobras/Divulgação

Viajar com veículos diesel de nova geração Euro V está deixando de ser um pesadelo no momento de abastecer. Em recente roteiro pelo Centro-Oeste brasileiro, a oferta do combustível é ampla e é encontrado em quase todos os postos consultados. Outra boa notícia é que o frentista, ao responder sobre a oferto do produto S-50 no posto de serviço, retroca com um sonoro “agora é S10m doutor”. É que desde primeiro de janeiro deste ano, a Petrobras lançou o Diesel S-10 no lugar do S-50, embora tenha feito a substituição sem fazer muito barulho.  

O diesel S-10, previsto para chegar ao mercado em abundância só no final de 2013, é um combustível ainda mais puro que o S-50. É combustível com ultra baixo teor de enxofre, o que significa menos emissão de poluentes no ar. Segundo a multinacional do petróleo brasileiro, o combustível já está disponível em torno de 5.900 postos de serviço, sendo mais de 2.400 postos da Petrobras, e substitui integralmente o Diesel S-50.

Mas os benefícios ambientais do diesel com baixo teor de enxofre são mais efetivos nos veículos produzidos a partir de 2012. Esses veículos utilizam motores com tecnologia para redução de emissões veiculares atendendo a fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
A Petrobras explica que além do  teor de enxofre ainda menor, o novo Diesel S-10 tem número de cetano (medida de qualidade de ignição) 48 contra 46 do Diesel S-50 com benefícios de melhor partida a frio. Também reduz a emissão de fumaça branca, a formação de depósitos e aumento da vida útil do óleo lubrificante que podem ser facilmente percebidos pelos motoristas.

De São Paulo a Brasília, passando por Goiânia e cidades do interior do estado de Goiás, a oferta do novo produto é ampla e não exige muita procura como acontecia no início do ano passado, quando começou a ser fornecido o Diesel S-50.  Segundo a Petrobras, o Diesel S-10 está disponível em 15 polos de venda e terá a oferta ampliada para 17 polos durante o primeiro trimestre de 2013, propiciando o abastecimento de 78 bases de distribuição espalhadas pelo país. A lista completa de postos Petrobras que comercializam o Diesel S-10, que inclui também os pontos de venda do Flua Petrobras (marca própria do Arla 32), está disponível no site www.br.com.br.

 Transpo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog