Créditos: Guto de Castro/Acervo
Todo meio de transporte possui seus pontos positivos e negativos, como os táxis, que possuem um grande conforto em relação ao transporte rodoviário,
mas é bem mais custoso e não compensa para grande parte da população
que o utiliza todos os dias para ir ao trabalho, por exemplo.
Enquanto os aviões e navios são meios de
transporte usados para grandes distâncias, as motocicletas e carros
fazem o transporte individual de pessoas com grande conforto, porém tem o
componente carteira de motorista e os custos para aquisição dos
veículos que, geralmente, pesam no bolso do consumidor.
O ônibus é então um grande aliado das
pessoas e para fazer uma empresa de transporte rodoviário o empreendedor
deve dispor de investimento inicial para os primeiros gastos e assim
começar a lucrar com as passagens.
O setor da economia é o de prestação de
serviços, mais conhecido como terciário e o negócio está relacionado ao
transporte de passageiros. Como o comando público está intimamente
relacionado com o intinerário de cada linha e existe até concorrência em
relação a certas empresas, muitas decisões e responsabilidades cabem
mais ao Estado do que propriamente da vontade do dono do negócio. Os
Governos Estaduais continuamente estão privatizando as empresas de
transporte urbano, o que gera muita lucratividade e mobilização de
dinheiro.
Mercado da empresa de transporte rodoviário
A competição vem chegando como um novo desafio para as empresa de transporte rodoviário
que antigamente monopolizavam certos trechos do país, e as regras
impostas pelos órgãos públicos é que realmente começaram a fazer este
tipo de controle, já que quase 96% do fluxo de passageiros utilizam os
ônibus como forma de transportes nas ligações entre estados e
municípios.
Ainda hoje, vemos algumas empresas que
tem um tipo de monopólio e são as únicas a fazerem certos trechos, o que
vai sendo modificado continuamente.
Com a competição acirrada, o
empreendedor tende a ficar alerta com a possibilidade de desistência do
negócio, mas embora seja uma grande quantidade de empresas que investem
no setor, há muitas pessoas querendo se locomover todos os dias, o que
quer dizer que ainda há muito espaço para gerar lucratividade e
mobilização de dinheiro na empresa de transporte rodoviário.
Estrutura da empresa de transporte rodoviário
A estrutura de uma empresa de transporte rodoviário
vai variar muito em relação ao tamanho. Frotas de ônibus extensas
precisam de um grande aparato para desenvolver melhorias e manutenção,
além de um grande estacionamento para comportar estes carros. O ideal é
que a empresa comece suas atividades com um número pequeno de veículos e
com o tempo expandir os serviços para evitar grandes fracassos.
Além desta área, deve haver um
escritório para a parte administrativa e ali ficarão concentrados os
profissionais que cuidarão de finanças, gastos, impostos e outras
burocracias. Dependendo da complexidade, podem ser formadas verdadeiras
equipes para conseguirem organizar as pendências da empresa de transporte rodoviário.
Os departamentos jurídico e pessoal são
os que tem relação direta com os empregados e devem estar disponíveis
para resolver as particularidades que os envolve.
Equipamentos para a empresa de transporte rodoviário
Os equipamentos básicos para formar uma empresa de transporte rodoviário
incluem computadores, fax, telefone, móveis de escritório e
principalmente os veículos (ônibus). Para comprar os ônibus, deve-se
rever o orçamento e certificar-se da qualidade do material e
durabilidade do produto. Não seria interessante investir em ônibus
baratos demais que tenham pouca qualidade, já que podem deixar os
passageiros sem seus serviços por conta de imprevistos como defeitos.
Mão de obra de uma empresa de transporte rodoviário
O processo seletivo para contratar
motoristas de ônibus deve ser rigoroso. Isso porque a vida de muitos
passageiros estarão em jogo todos os dias a bordo destes veículos e toda
a responsabilidade quanto a falhas que podem ocorrer acabam caindo
sobre o dono da empresa.
Além disso, saber bem os caminhos da
rota é muito importante para não perder clientes e o relacionamento com o
consumidor é de real importância para assegurar a clientela da empresa de transporte rodoviário.
A empresa de transporte rodoviário
tornou-se um negócio super rentável a partir da construção de cidades e
ocupação de áreas cada vez mais distantes dos grandes centros. Com este
crescimento exacerbado da área urbana, as pessoas tem as necessidades
específicas de locomoção e um dos meios de transporte mais utilizados
pela maioria é realmente o transporte rodoviário.
Todo meio de transporte possui seus pontos positivos e negativos, como os táxis,
que possuem um grande conforto em relação ao transporte rodoviário, mas
é bem mais custoso e não compensa para grande parte da população que
seja utilizado todos os dias para ir ao trabalho por exemplo.
O ônibus é então um grande aliado das pessoas e para fazer uma empresa de transporte rodoviário o empreendedor deve dispor de investimento inicial para os primeiros gastos e assim começar a lucrar com as passagens.
O setor da economia é o de prestação de
serviços, mais conhecido como terciário e o negócio está relacionado ao
transporte de passageiros. Como o comando público está intimamente
relacionado com o intinerário de cada linha e existe até concorrência em
relação a certas empresas, muitas decisões e responsabilidades cabem
mais ao Estado do que propriamente da vontade do dono do negócio.
Os Governos Estaduais continuamente estão privatizando as empresas de transporte urbano, o que gera muita lucratividade e mobilização de dinheiro.
Os ônibus da empresa de transporte rodoviário
Para longas distâncias ou não, os ônibus
devem ser equipados com todo o aparato para garantia de uma viagem
confortável e segura. Depois disso, pode-se investir em algum luxo que
pode elevar o preço das passagens, como a incrementação com ar
condicionado, cadeiras macias, televisor, banheiros e etc.
Porém, há uma grande necessidade de traçar o perfil das pessoas que estão utilizando os serviços da empresa de transporte rodoviário
e ainda mais do trecho a ser percorrido, pois se for muito pequeno é
mais provável a utilização de ônibus mais simples e rápidos fazendo o
transporte.
Quanto à contratação dos funcionários
relacionados a limpeza e manutenção, estes pode ser contratados da casa
ou de outras empresas (terceirização) de modo a ficar mais fácil para a
empresa de transporte rodoviário.
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