Nos anos 70, a encarroçadora Caio exportou para o mercado da América Latina os ônibus-caminhão, ou seja, carroceria de ônibus com frente dos caminhões médios da época de fabricantes nacionais. Também conhecido como "bus andino" esse tipo de ônibus não teve muita aceitação no mercado nacional sendo assim, sua produção produzida quase exclusiva para o mercado latino. A Caio produziu em grande escala esse tipo de ônibus entre 1973 e 1979 usando carrocerias como Jaraguá, Bela Vista e Gabriela. As vantagens destes modelos eram vencer ladeiras e estradas com forte grau de inclinação, uma vez que sua estrutura identificava como um caminhão-trator comum. Outro detalhe que favorecia as versões é que toda a parte de mecânica do veículo se dava pela parte externa, além de ficar para fora todo o barulho e ruído do conjunto motriz
Nos anos 90 a Caio tentou relançar o produto com os modelos Caio Taguá e Caio Mobile que possuíam carrocerias do vitorioso modelo de ônibus Caio Vitória mais motorização Mercedes-Benz e Ford respectivamente. Os dois modelos eram produzidos nas configurações urbana e escolar, sendo a segunda que teve alguma venda no mercado brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário