Créditos: Divulgação
O Neoplan Jumbo Cruiser foi um ônibus cuja carroceria era considerada como um “Double Decker multi-eixo treinador articulado versão cidade”. Seu projeto e construção coube a fabricante Neoplan Bus GmbH e foi lançado no ano de 1975 e fabricado até 1992, portanto, teve uma vida razoavelmente longa na linha de produção, 17 anos. Seus dados técnicos, referentes a carroceria, tinha como especificação os seguintes dados: 1) comprimento: 18 metros; 2) largura: 2,50 metros; 3) altura: 4,00 metros.
Com capacidade para 170 passageiros, na época, teve o seu nome incluso no livro Guiness World Records (livro dos recordes) como o maior ônibus do mundo.
Foi um modelo que não se consagrou como um grande campeão de vendas e não teve produção em larga escala. Um ônibus Jumbo Cruiser teve os seus salões de passageiros modificados em relação ao projeto original, que era à configuração pra 170 passageiros e uso urbano. Priorizou-se o conforto interno. Para tanto foram instaladas 80 poltronas, com maior espaçamento e largura entre elas, além de outros itens de comodidade. Foi utilizado para fazer uma linha internacional ligando os países da Bélgica a Espanha. A nova linha foi um sucesso, com excelente índice de ocupação de assentos, até que após 160.000 quilômetros percorridos do itinerário, portanto, várias viagens de ida e volta, um acidente de grande monta aconteceu.
O novo ônibus tombou e causou repercussão muito desfavorável em vários países da Europa. No início especulou-se que o tombamento do veículo era devido a uma falha no projeto original do ônibus, muito alto e com problemas de estabilidade. Mas depois de uma ampla investigação conclui-se que o acidente foi falha humana, um ato inseguro, e não condição insegura. Se fosse condição insegura então a culpa era do projeto. Mas descobriu-se que o motorista do ônibus que tombou, saiu da pista por imperícia ao volante, causada por uma xícara com café quente, que estava tomando e derramou sobre as pernas. Veja o absurdo.
Mesmo assim o projeto do Jumbo Cruiser foi modificado. Um novo engenheiro projetista, da empresa Caross Center, da Bélgica, foi contratado e refez o projeto original. O design da carroceria ficou mais moderno, houve mudanças na suspensão, no motor, na caixa de marchas, na fiação elétrica e no painel de instrumentos. Uma versão do Jumbo Cruiser teve sua homologação concedida para ser vendido no Reino Unido em novembro de 2006 e teve algumas unidades vendidas até fevereiro de 2010.
A Neoplan é uma fabricante de ônibus com sede administrativa na Alemanha e é considerada uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus da Europa Ocidental, além de sempre ter se pautado em lançar veículos que abriram novas tendências de mercado para o mundo todo, inclusive o Brasil, ocupando nichos antes inexplorados. Assim foi com o conceito Jumbo Cruiser, depois substituído na linha de produção pelo moderníssimo Skyliner, cujo projeto absorveu itens da carroceria e da plataforma do Jumbo Cruiser.
Mobilidade em Foco/Ônibus Paraibanos
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